Admissão

Primeira-dama Michelle Bolsonaro se filia ao PL, mesmo partido do Presidente e partido se fortalece nas eleições; entenda a estratégia

O PL informou na quarta-feira, 25 de maio, que a primeira-dama, Michelle Bolsonaro, se filiou à sigla. De acordo com o portal G1, a medida tem por objetivo liberar a aparição da primeira-dama na propaganda partidária em rádio e TV do PL, mesmo partido do presidente Jair Bolsonaro.

A atual legislação permite apenas que pessoas filiadas aos partidos possam aparecer nas propagandas.

Mesmo com a filiação, Michelle, não pode se candidatar a nenhum cargo político neste ano por ser esposa do presidente da República. Segundo o artigo 14 da Constituição, “são inelegíveis, no território de jurisdição do titular, o cônjuge e os parentes consanguíneos ou afins, até o segundo grau ou por adoção, do presidente da República, de governador de estado ou território, do Distrito Federal, de prefeito ou de quem os haja substituído dentro dos seis meses anteriores ao pleito, salvo se já titular de mandato eletivo e candidato à reeleição”.

Bolsonaro se filiou ao PL no final do ano passado.

Leia mais:
>>> Vídeo: Michelle Bolsonaro se ajoelha e chora ao orar pelo Brasil durante culto da Frente Parlamentar Evangélica, na Câmara

Ação do PT

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recebeu no dia 9 de maio, uma representação apresentada pelo Partido dos Trabalhadores (PT) contra o presidente Jair Bolsonaro e a primeira-dama, Michelle Bolsonaro, por propaganda eleitoral antecipada.

Na representação, o partido alegou que Michelle utilizou seu pronunciamento em cadeia nacional no domingo (8) para fazer propaganda eleitoral para Bolsonaro, valendo-se do espaço destinado à ministra da Mulher, Família e dos Direitos Humanos, Cristiane Brito.

“O pronunciamento nacional, tido como atípico pela mídia nacional, teve duração de, aproximadamente, quatro minutos e 15 segundos, no qual a ministra e a representada intercalaram falas acerca de programas governamentais, de forma a exaltar a gestão do atual presidente”, diz o PT, que também destaca a inexistência de pronunciamentos semelhantes em anos anteriores no governo Bolsonaro.

Da redação do Portal com informações do Contra Fatos