Assistência

Em Olinda, balanço das chuvas registra 19 deslizamentos de barreira, uma morte e desaparecidos; gestão municipal permanece com força-tarefa nas ruas

A Prefeitura de Olinda reforça, na noite da quarta-feira, 25 de maio, que permanece com diversas equipes nas ruas, realizando ações para reduzir os estragos causados pelas chuvas torrenciais que caíram sobre a cidade.

https://www.instagram.com/p/Cd_MKVqun17/

Nas últimas 24h, o índice pluviométrico assinalou 182,25 mm. A Secretaria Executiva de Defesa Civil continuará com a força-tarefa concentrada nas áreas de maior demanda, como a região de morros e encostas.
Já a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, reforça que dará continuidade ao trabalho de triagem e identificação das famílias atingidas em diversas localidades, sendo ofertado o devido abrigamento, assim como orientação e cadastramento em programas sociais. A gestão municipal ressalta, ainda, o mutirão de distribuição de cestas básicas, colchões, cobertores e outros insumos.

A Defesa Civil de Olinda registrou um balanço das ocorrências na noite de quarta-feira:

Ocorrências:
Solicitação de colocação de lonas plásticas – 132
Solicitação de erradicação de vegetação – 10
Queda de árvores – 01
Vistoria de barreiras – 07
Vistoria de imóveis – 06

Deslizamento de barreiras – 19
Águas compridas;
Caixa D’ Água;
Monte;
Alto da bondade;
Jatobá;
Alto da Conquista;
Córrego. da Bondade.

Deslizamento de muros – 03
Jatobá;
Jardim fragoso;
Bultrins.

Deslizamentos com vítimas confirmadas – 01

Córrego do abacate – Águas Compridas

Ações

A Secretaria de Defesa Social e Direitos Humanos atendeu, nesta quarta-feira (25), 190 pessoas desalojadas por conta da chuva. A Secretaria de Educação forneceu alimentação, com cerca de 80 hotbox (caixas térmicas com alimentos, como feijão, batata-doce, fígado, frango, arroz e sopa), sendo distribuídos nos pontos de acolhimento às famílias desabrigadas. Ao todo, três polos de apoio seguirão em operação, estando localizados na Escola Pro Menor, em Rio Doce; Escola CAIC, em Peixinhos; e na Escola Duarte Coelho, no Bonfim.

Para a quinta-feira, 26 de maio, a Prefeitura se mobiliza novamente para a distribuição de cerca de 300 refeições (cafés da manhã, almoço e jantar), incluindo também a população de rua. A gestão municipal também ampliará o quantitativo de colchões e cobertores. Para a população em vulnerabilidade, serão disponibilizadas mais 50 vagas para acolhimento, no espaço do Grito da República, localizado no bairro de Rio Doce.