Requerimento

Senador Heinze apresenta pedido de impeachment contra ministro Roberto Barroso, do STF, por declarações sobre as Forças Armadas

O senador Luis Carlos Heinze (PP-RS) apresentou na terça-feira, 24 de maio, um pedido de impeachment do ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), por declarações sobre as Forças Armadas. O parlamentar protocolou o requerimento ao Senado pedindo uma investigação por um “crime de responsabilidade” por parte do ministro.

A fala de Barroso ocorreu no dia 24 de abril, durante um evento evento virtual promovido pela universidade alemã Hertie School, de Berlim. Na ocasião, o ministro disse que havia um movimento político com intenção de usar as Forças Armadas para atacar o processo eleitoral no país.

“É preciso ter atenção a esse retrocesso cucaracha de voltar à tradição latino-americana de colocar o Exército envolvido com política. É uma péssima mistura para a democracia e uma péssima mistura para as Forças Armadas”, apontou.

Para o senador, no entanto, a fala de Barroso “sem apresentar provas, caracteriza comportamento incompatível com a honra, dignidade e decoro do cargo que ocupa”. O senador apontou ainda que a “conduta do magistrado pode ser considerada atividade político-partidária, caracterizada como crime de responsabilidade previsto no art. 39 da lei 1079/50”.

Leia mais:
>>> Barroso diz que Forças Armadas são orientadas a “atacar” processo eleitoral e Ministério da Defesa responde: “Ofensa grave”

Barroso desmente fake news

O Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso desmentiu no dia 2 de maio, fake news que têm viralizado sobre ele. Barroso participou da Conferência sobre Liberdade de Expressão e Democracia, da FGV Direito São Paulo.

Em sua palestra, o magistrado classificou como “folclórica e que beira o ridículo” a história de que ele seria chantageado pelo ex-ministro José Dirceu, porque os dois teriam participado juntos de uma orgia em Cuba.

“Isso tem milhões de acessos. Eu gostaria de dizer para quem se interessa pela verdade que nunca fui a Cuba, eu não sou dado a orgias. Eu não tenho nenhum tipo de contato com o ex-ministro José Dirceu”, esclareceu.

Da redação do Portal com informações do Pleno News