Posicionamento

Raquel: 'A falta de leitos nas UTis pediátricas e a morte de dois bebês, infelizmente, são reflexos de uma questão crônica'

A pré-candidata ao governo de Pernambuco, Raquel Lyra, se pronunciou nesta quarta-feira, 24 de maio, sobre a situação de crise nas UTIs pediátricas e mortes de dois bebês em Pernambuco.

Leia também:
>>>Raquel Lyra: ‘acompanho muito de perto a luta dos defensores. Estamos vivendo o pior momento da história de Pernambuco’

“A falta de leitos nas UTis pediátricas e a morte de dois bebês, infelizmente, são reflexos de uma questão crônica, fruto da total ineficiência deste governo que não prioriza a saúde infantil. Faltam gestão da rede, estrutura adequada e condições de trabalho para médicos e profissionais de saúde, o que dificulta a interiorização da assistência especializada em pediatria em todo o estado, reduzindo o acesso ao atendimento e superlotando as unidades do Recife. O que se vê nas UTIs pediátricas pode ser estendido para outras áreas da saúde. Pernambuco não cuida ou protege sua gente como é dever do estado. Essa situação não é tolerável, mas, sim, revoltante.”

https://www.instagram.com/p/Cd9jnrZOx_C/

Restauração

A pré-candidata ao Governo do Estado, Raquel Lyra (PSDB), disse que o Hospital da Restauração, a maior emergência do Norte e Nordeste, precisa de ações estruturantes imediatas em vez de obras apenas paliativas, que não resolvem os problemas físicos acumulados ao longo dos anos.

Na segunda-feira, 23 de maio, com as chuvas que caíram sobre o Recife, o HR teve um transbordamento de calha, como consequência da água acumulada. A informação foi confirmada pela Secretaria Estadual de Saúde. Em menos de 15 dias, este é o terceiro relato de problemas na unidade, que teve como fato mais grave o desabamento de parte do teto da emergência.

“O governador Paulo Câmara e o governo do PSB precisam tomar uma atitude firme em relação à Restauração, precisa se apresentar para cuidar do que precisa ser cuidado. Não é possível que a cada semana fiquemos todos apreensivos com a situação dos pacientes e profissionais de saúde que estão no hospital”, afirma Raquel, lembrando que têm chegado a ela relatos de muita preocupação de médicos e enfermeiros que trabalham no HR.