Ação

PT e partidos de esquerda vão ao TCU para barrar substituição dos antigos cartões do Bolsa Família pelo atual Auxílio Brasil

O líder da Bancada do Partido do Trabalhadores, Reginaldo Lopes (MG), o deputado Bohn Gass (PT-RS) e parlamentares do PT, PCdoB, Psol, PDT e PSB peticionaram representação junto ao Tribunal de Contas da União (TCU) em que solicitam que seja suspensa a substituição de cartões do Programa Bolsa Família que estejam em perfeita capacidade operacional para os beneficiários, até que a Corte julgue o mérito da representação.

Os postulantes argumentam que a representação não questiona a emissão de cartões magnéticos para aqueles que ainda não o possuam, ou qualquer outra medida de ampliação, modernização e aprimoramento de programa de transferência de renda.

Veja também:
>>>
Em 12 Estados, o número de pessoas recebendo Auxílio Brasil é maior do que com emprego formal e Pernambuco é um deles, diz Caged; veja lista

“Questiona-se, por outro lado, a regularidade da substituição de cartões antigos do Bolsa Família – que, ao que se tem notícia, servem perfeitamente para que as famílias efetuem o saque dos benefícios do Auxílio Brasil – com a única finalidade de impulsionar a popularidade do pré-candidato Jair M. Bolsonaro por meio da imagem do Programa”, diz o texto.

Segundo os signatários da ação, apresentada na quarta, 18 de maio, tal medida tem por objetivo “apagar qualquer menção ao antigo Bolsa Família – uma vez associado a gestões anteriores –, e, com isso, promover ampla divulgação do Programa Auxílio Brasil às vésperas do pleito eleitoral de 2022”.

Medida desnecessária

Para os signatários da representação, a medida adotada pelo governo é desnecessária e, por isso, “é inevitável observar a promoção de interesses eleitorais e escusos por meio da medida, praticada pelo Sr. Jair Messias Bolsonaro e demais representados”.

Eles argumentam também, que a adoção de tais medidas por parte de Bolsonaro, caracterizam-se “como lesão direta à moralidade administrativa e à eficiência, previstos no artigo 37, caput, da CF/88, com que necessariamente devem ser conduzidas os atos de gestão administrativa-orçamentária”.

“É cara e urgente a apreciação de eventuais irregularidades e responsabilização dos agentes que porventura tenham se valido da posição de autoridade lhes confiada para, em sua atuação, deturpar a finalidade de atos administrativos para auferir vantagem própria – seja eleitoral, política ou econômica”, argumentam os signatários.

Da redação do Portal de Prefeitura com informações do Partido dos Trabalhadores.