Diálogo

Presidente e diretores da ACS-PE se reúnem com Danilo Cabral em Brasília

O Presidente da Associação Pernambucana dos Cabos e Soldados, Luiz Torres, e diretores da entidade, sargentos Sérgio Lins e Raul Lins, reuniram-se com o pré-candidato ao governo de Pernambuco, Danilo Cabral (PSB), e o Deputado Federal Silvio Costa Filho (Republicanos),  durante o Fórum que debateu o Projeto de Lei Orgânica para Policiais e Bombeiros Militares que tramita no Congresso Nacional.

A valorização de Policiais e Bombeiros Militares é a principal demanda da ACS-PE. As propostas encaminhadas pelo presidente entidade foram bem recebidas pelo pré-candidato da Frente Popular. O diálogo está aberto entre a entidade representativa e o grupo ligado ao PSB.

O que diz o projeto de lei que a ACS foi discutir em Brasília 

A proposta também trata sobre novos regramentos para temas importantes relacionados ao ingresso na corporação, à justiça militar e a direitos e garantias dos militares.

No âmbito do ingresso nas corporações, por exemplo, o texto estabelece a obrigatoriedade de curso de nível superior, tanto para a carreira de praças quanto de oficiais. Para os praças, qualquer curso superior é válido; já para ingresso na carreira de oficial passa a ser exigida formação em Direito.

Os praças também passariam a ter um percentual reservado de 30% das vagas de concursos públicos para oficiais sem limite de idade. Há ainda previsão de um percentual mínimo de 20% das vagas nos concursos públicos de policiais e bombeiros para mulheres.

Quanto à carreira militar, o texto estabelece critérios únicos para progressão de cargo a serem seguidos por todas as corporações. A medida enfrenta resistências em alguns estados, uma vez que atualmente cada corporação mantém critérios próprios, frequentemente já estabelecidos há décadas.

A proposta também autoriza que indiciados em inquéritos policiais ou réus em processos judiciais ou administrativos – isto é, que ainda não possuem condenação, uma vez que os processos estão tramitando – sejam elegíveis para promoções e define critérios para investigação e prisão dos militares.

Leia também:
>>>Proposta que cria novas normas para PMs e bombeiros de todo o país avança na Câmara

Novas patentes também foram adicionadas para equiparar os cargos militares com as Forças Armadas – para isso, o texto propõe a criação de três novas patentes: tenente-general, major-general e brigadeiro-general.

O PL estabelece benefícios aos policiais, a exemplo do sistema de proteção social igual ao dos militares federais; auxílio periculosidade e insalubridade; seguro de vida e de acidentes; assistência médica, psicológica e odontológica; limite de carga horária e revisão da remuneração a ser definida pelos estados.

Para policiais militares e bombeiros que desejarem disputar cargos políticos, a proposta permite que eles retornem ao serviço ativo de suas corporações caso deixem a vida pública. Na legislação atual, o militar fica impedido de retornar à ativa caso ingresse em um cargo eletivo.

Informações complementares foram do site Gazeta do Povo.