Homenagem

Busto de Joaquim Francisco, ex-prefeito do Recife e ex-governador de Pernambuco, é instalado no Parque da Jaqueira

A Prefeitura do Recife inaugurou na quarta-feira, 18 de maio, um busto em homenagem ao ex-prefeito da cidade, Joaquim Francisco de Freitas Cavalcanti, na entrada principal do Parque da Jaqueira.

Falecido em agosto de 2021, Joaquim Francisco, que também foi governador de Pernambuco, foi um dos principais responsáveis pela criação do Parque da Jaqueira em 1985. A obra foi modelada e confeccionada em concreto pelo escultor José Roberto.

O prefeito João Campos fez a inauguração ao lado de familiares e amigos do homenageado.

“Sabemos da relação dele com essa área da cidade, talvez seja uma das melhores áreas do Recife, onde as famílias convivem, as crianças brincam e as pessoas idosas caminham; e a gente pensou em como fazer uma homenagem à memória dele. Vamos ter outras homenagens também em novos equipamentos da educação. Mas aqui, todo mundo que conhece, que caminha aqui, sabe que isso aqui é a cara dele e que se não fosse por ele, a gente não teria esse parque. E não só como a pessoa responsável pela construção e por defender, talvez ele tenha sido o mais assíduo usuário do parque. Então é mais do que justo deixar essa homenagem e deixar o abraço à família, a gente sabe a falta que faz, a gente já passou por isso também, e a melhor forma de matar a saudade é lembrando dos bons momentos. Quem entra aqui na Jaqueira tem que agradecer a ele por esse espaço na cidade”, comentou o prefeito na ocasião.

Leia também: >>>Prefeitura do Recife convoca mais 575 profissionais para a rede de saúde municipal

A viúva, Silvia Couceiro de Freitas Cavalcanti, agradeceu pela homenagem da Prefeitura do Recife e a presença dos amigos frequentadores do Parque da Jaqueira.

“Agradeço ao prefeito pela iniciativa, que eu não vou esquecer, chegou junto e disse que tomaria essa iniciativa. Joaquim contribuiu muito com a área de lazer, e também com a cultura, todos aqui sabem quem foi Joaquim Francisco”, disse emocionada.

Parque da Jaqueira

O parque possui cerca de sete hectares e tem sua história ligada a Joaquim Francisco, desde a sua articulação para aquisição do terreno até a inauguração, em 10 de abril de 1985. No ato de entrega do equipamento, há 37 anos, ele disse em seu discurso “a minha obstinação por um espaço à vida saudável para todos foi inspirada pelo poeta Fernando Pessoa, quando ele exaltou: ‘Deus quer, o homem sonha, a obra aparece'”.

Joaquim Francisco de Freitas Cavalcanti nasceu em Recife no dia 14 de abril de 1948, filho de José Francisco de Melo Cavalcanti e de Creusa Arcoverde de Freitas Cavalcanti. Formado em Direito, foi prefeito do Recife duas vezes, deputado federal por três mandatos, ministro do Interior e governador de Pernambuco. Era casado com Sílvia Couceiro de Freitas Cavalcanti, com quem teve três filhos. Faleceu em 3 de agosto de 2021, vítima de um câncer.