Católicos

Arcebispo de Olinda e Recife se encontra com Papa Francisco e o convida para o 18° Congresso Eucarístico Nacional deste ano, no Recife

Arcebispo de Olinda e Recife se reencontrou com o Papa Francisco em Roma e o convidou para participar do 18° Congresso Eucarístico Nacional. O evento será realizado no Recife entre 11 e 15 de novembro deste ano.

Dom Fernando Saburido esteve em audiência com o pontífice nesta manhã de sexta-feira, 20 de maio, com os demais bispos do Regional Nordestes 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que compõem Pernambuco, Alagoas e Rio Grande do Norte. A volta dos acontece neste sábado, 21 de maio.

Sentado numa cadeira de rodas, Francisco recebeu a camiseta da 18° edição do CEN e informes do evento. É a segunda vez que a capital pernambucana recebe o Congresso que estava previsto para acontecer em 2020, mas, foi adiado em decorrência da pandemia.

Leia também:
>>>Vídeo: “a igreja defende a vida”, diz Dom Fernando Saburido, arcebispo de Olinda e Recife

 

O evento

O 18º Congresso Eucarístico Nacional já iniciou algumas atividades desde 2019, como o Ano Eucarístico na arquidiocese de Olinda e Recife, sede do evento, e trabalha o tema “Pão em Todas as Mesas” e o lema “Repartiam o Pão com alegria e não havia necessitados entre eles”. O propósito, de acordo com o arcebispo da arquidiocese pernambucana, dom Fernando Saburido, é “promover a comunhão das Igrejas em torno da Eucaristia, no desejo de que esse evento, que reúne o Brasil em terras do Nordeste, nos leve a entender que o ‘Pão da Vida’ move a Igreja a sair de si, das zonas de conforto, para alcançar as periferias existenciais bem lembradas pelo Papa Francisco”.

Além do Recife, os municípios de Olinda e São Lourenço da Mata, Região Metropolitana da capital pernambucana, também sediarão alguns eventos do Congresso. A realização do 18º CEN acontece com a participação das províncias eclesiásticas de Alagoas, da Paraíba, de Pernambuco e do Rio Grande do Norte, pertencentes ao Regional Nordeste 2 da CNBB.

Os Congressos Eucarísticos Nacionais são realizados em todo o mundo, e aqui no Brasil acontece normalmente a cada quatro anos. O evento visa reunir os fiéis católicos em torno da Eucaristia, que é o centro da fé católica: Corpo e Sangue de Jesus Eucarístico.