Transporte

Greve geral dos metroviários a partir da meia noite-noite vai parar Metrô do Recife por tempo indeterminado; saiba qual o dia

A Greve geral dos metroviários já foi definida e como consequência principal, vai parar o Metrô do Recife por tempo indeterminado.

Documento assinado pela presidência do Sindicato dos Metroviários de Pernambuco formalizando decisão vazou e o Portal de Prefeitura teve acesso com exclusividade.

Em entrevista ao programa de rádio Jornal Mais com o jornalista e radialista Rodolfo Kosta, a condição da greve geral ser decretada em assembleia a ser realizada na noite desta quinta-feira, 19 de maio, já era externada pelo presidente Luiz Soares que detalhou as conversas que teria durante uma semana de encontros para debater o tema.

Leia também:
>>> Contra privatização do metrô do Recife, metroviários anunciam estado de greve e adiantam parar tudo na próxima sexta-feira (20)

 
Greve dos metroviários param o Metrô do Recife.
Documento que formaliza greve dos metroviários do Metrô do Recife. Foto: Reprodução/Rede Social

A diretoria do Sindmetro-PE se encontrou na manhã da quarta-feira, 18 de maio, com a vice-governadora Luciana Santos (PCdoB), o Secretário de Planejamento de Pernambuco, Alexandre Rêbelo e o Presidente do PSB de Pernambuco, Sileno Guedes para cobrar um posicionamento do Governo Estadual em relação ao processo de estadualização/ privatização do metrô do Recife.

O Sindicato ratificou que é contra a estadualização e que espera uma nota do Governo do Estado desistindo do processo que está em andamento. Nas redes sociais, o perfil do Sindmetro-PE, afirmou que em caso de um posicionamento que não seja a desistência da estadualização/privatização, a categoria que é soberana em suas decisões, pode decretar paralisação do Sistema metroviário na sexta-feira (20).

Relata ainda que independentemente do posicionamento do Governo Estadual, a luta contra privatização do sistema metroviário e em defesa da Tarifa Social de R$ 2 reais para os trabalhadores e trabalhadoras que dependem do metrô CONTINUARÁ na luta por investimentos e verbas de custeio que é o que o metrô precisa.

Nota do Governo de Pernambuco

O Governo de Pernambuco informou, nesta quarta-feira (18), que o fato de o Governo Federal estar estudando um modelo de viabilidade de repasse da operação do Metrô do Recife não justifica o sucateamento pelo qual o sistema de transporte tem passado, com corte de recursos e falta de garantias operacionais mínimas para o funcionamento das composições. O posicionamento foi afirmado em nota na qual a gestão estadual também afirma que se coloca à disposição para construir soluções para que o sistema não falte aos milhares de usuários que a ele recorrem.

Confira a nota na íntegra:

“Diante da crise pela qual passa o Metrô do Recife, importante meio de transporte público para a população de grande parte da Região Metropolitana, o Governo de Pernambuco espera que o Governo Federal, controlador da CBTU e responsável pela operação e manutenção do Metrô, cumpra com sua obrigação de manter em pleno funcionamento as linhas de transporte do sistema, enquanto se concluem por parte do BNDES os estudos de viabilidade econômica.”

“O modelo de gestão que virá a ser proposto pelo Governo Federal ainda deverá ser submetido a diversas instâncias de debate público. O fato de estudar repassar o controle do sistema a outra instância não justifica que o Governo Federal abandone e corte recursos do sistema, afetando o funcionamento do metrô, como a população tem assistido todos os dias.”

“O Governo do Estado se coloca à disposição para construir soluções e, inclusive, a assumir compromissos financeiros com o Governo Federal para garantir que o Metrô não falte aos milhares de usuários que recorrem a ele. Em tempo, a gestão estadual esclarece que não foi firmado nenhum acordo formal sobre a concordância ou não do modelo de operação a ser proposto por parte do Governo Federal. Quando de posse dos estudos do BNDES, o Governo do Estado fará as devidas análises e apresentará suas propostas de investimento e modernização do Metrô do Recife.”

Estado de Greve

A categoria que desde o dia 11 de maio decidiu pela votação entrar em estado de greve, por ser contra a decisão de privatizar o Metrô do Recife, além de defender valor de tarifa social em R$ 2 reais para a população.