Privatizações

Lula sobre privatização: “Quem não sabe governar tenta vender empresas estratégicas”

“Sem uma Eletrobrás pública, o Brasil perde boa parte da sua soberania e segurança energética. As contas de luz devem ficar ainda mais caras. Só que quem não sabe governar tenta vender empresas estratégicas, ainda mais correndo para vender em liquidação.” Assim Luiz Inácio Lula da Silva abriu no Twitter esta quarta-feira (18), dia em que o destino da Eletrobrás estará em jogo no Tribunal de Contas da União (TCU).

A manutenção da energia nas mãos do governo é uma característica comum entre os quatro maiores produtores de energia do mundo. Conforme a Agência Internacional de Energia, China, Canadá Estados Unidos e Brasil, responsáveis por 52,8% da energia hidrelétrica produzida no planeta, mantêm o controle estatal do negócio.

Lula
Foto: PT.Org
Privatização da Eletrobras. Foto: PT.Org

Na China, a estatal Three Gorges Corporation opera Três Gargantas, a maior hidrelétrica do mundo, localizada no rio Yang-tsé. Por meio de uma subsidiária, a China Yangtze Power Co., controla a segunda e a terceira maiores hidrelétricas chinesas – Xiluodu, com capacidade equivalente à de Itaipu, e Xiangjiaba.

Leia também:

Políticos pernambucanos não estão entre os convidados para o casamento de Lula, segundo lista divulgada por colunista 

No Canadá, onde 60% da energia é hidrelétrica, o setor é dominado por companhias dos governos provinciais. Em províncias como Columbia Britânica, Manitoba, Nova Brunswick e Québec, as controladoras da produção hidrelétrica pertencem ao governo.

Em Ontário ocorre o mesmo. Nessa província, onde fica Toronto, a maior cidade canadense, a população reagiu indignada ao anúncio da venda ao mercado de 30% das ações da Hydro One, a estatal de energia, em 2015. Maior produtora de energia elétrica do país, a Hydro One chega a exportar o excedente para os vizinhos.

Nos Estados Unidos, a energia hidrelétrica tem peso menor. Cerca de 10% da matriz energética norte-americana é renovável, e desse montante, 26% é produzido pelas hidrelétricas. Ainda assim, o setor é tradado como altamente estratégico pelo governo.

O maior operador de energia hidrelétrica estadunidense é o Corpo de Engenheiros do Exército, que controla barragens como John Day, The Dalles e Bonneville, todas no rio Columbia. O segundo maior produtor de energia hidrelétrica é o United States Bureau of Reclamation, uma agência federal que responde ao Departamento do Interior.

Da redação do Portal com informações do PT.Org