O deputado federal Eduardo da Fonte (PP-PE) protocolou na Câmara dos Deputados uma proposta (PDL 138/22) para cancelar a autorização de reajuste da conta de luz que permitiu que a Neoenergia aumente a tarifa de energia em 18,5%, para consumidores residenciais, e 19,01% para a alta tensão (indústria). A autorização foi dada pela Aneel em abril e foi criticada pelo parlamentar.
“Nós questionamos a legalidade e a pertinência deste reajuste, não há dados disponíveis que justifiquem este aumento na tarifa. Nós estamos trabalhando para reverter este reajuste, que vai impactar financeiramente as famílias pernambucanas. A Aneel mais uma vez parece trabalhar para defender os interesses do poderoso setor elétrico e não do povo brasileiro”, avaliou Eduardo da Fonte.
Na quinta-feira, 12 de maio, o parlamentar subiu o tom nas críticas contra a agência durante participação na Comissão de Minas e Energia. Eduardo da Fonte cobrou que a Aneel tenha compromisso e responsabilidade com os brasileiros.
Leia também:
>>>Bandeira tarifária verde: Aneel anuncia que todos os consumidores não pagarão cobrança extra na conta de luz no mês de maio
Operação Carro-Pipa
O deputado federal Eduardo da Fonte (PP-PE) solicitou (Ofício 84/22) ao presidente da República, Jair Bolsonaro, o reajuste dos valores pagos aos condutores de carros-pipa do programa Operação Carro-Pipa. Esta demanda chegou ao parlamentar através do pré-candidato a deputado estadual Kaio Maniçoba (PP).
O parlamentar destacou que o custo de manutenção e abastecimento dos veículos pode inviabilizar a continuidade do serviço. A solicitação também foi enviada ao Ministério do Desenvolvimento Regional (Ofício 83/22) e ao Ministério da Economia (Ofício 85/22).
“O programa é fundamental para milhões de famílias nordestinas, que dependem dos pipeiros para encher suas cisternas e ter água potável para beber, cozinhar e usar na lavoura. Mas ouvimos dos pipeiros que o valor do diesel e a manutenção dos caminhões consomem a maior parte do valor repassado e que o alto custo vai prejudicar a manutenção da Operação Carro-Pipa. Estamos trabalhando e empenhados para evitar que isso aconteça”, afirmou Eduardo da Fonte.
A Operação Carro-Pipa é uma ação possibilitada por meio de parceria entre os Ministérios da Defesa e do Desenvolvimento Regional, e executada pelo Exército. Aproximadamente 640 municípios do semiárido brasileiro são atendidos pelo programa.
64