Engajamento

Raquel Lyra visitou as comunidades Giriquiti e Azeitona em Olinda, e pontua falta de requalificação da área

A pré-candidata ao Governo do Estado, Raquel Lyra, visitou, na manhã deste domingo (15), as comunidades do Giriquiti e Azeitona, no Bairro de Peixinhos, e a Vila Popular, todos em Olinda.

A tucana conversou com moradores e catadores de resíduos solidos que vivem às margens da Bacia da Azeitona, afluente do Rio Beberibe. “É a gestão inteligente que concilia sustentabilidade ambiental com a geração de oportunidades. Quando a gente investe em requalificação, além da questão ambiental, que é fundamental, nós trabalhamos o entorno, a transformação da realidade como um todo”, explicou Raquel.

Leia também:

>>>Raquel Lyra critica falta de políticas habitacionais e urbanização durante visita a mercado público durante agenda na Zona Sul do Recife

“Ao longo do tempo, as cidades foram ocupadas de maneira irregular e tem que ter decisão política de priorização da vida, como fizemos em muitos canais em Caruaru. Eram obras que estavam sonhadas, mas fomos em busca dos recursos e tiramos do papel para dar mais qualidade de vida às pessoas”, acrescentou.

A presidente do Centro Social do Girassol, Liliana da Silva, falou sobre as dificuldades da comunidade. “Aqui na Bacia da Azeitona, os projetos estão parados. Recebemos todas as águas da Avenida Presidente Kennedy e cerca de 7 mil habitantes são prejudicados com as enchentes e as obras inacabadas. Já fizeram um trabalho paliativo, mas não resolve o problema. Infelizmente, somos abandonados pelo governo do estado”, destacou.

Na Vila Popular, a pré-candidata conheceu o Movimento Cultural Sou mais Cultura da Dinda e o bloco de samba Sotaque do Samba, que faz parte do movimento, além da Orquestra Tom Maior e do artista Eduardo Rossi.

“Cultura é o que nos diferencia de qualquer povo no mundo e é a melhor forma do nosso estado ser mais inclusivo, mais igual. Precisamos voltar a ser o melhor estado do Nordeste brasileiro. É esse o nosso sonho”, concluiu Raquel Lyra.

Também acompanharam a agenda o vereador de Olinda e pré-candidato a deputado estadual, Jesuíno Araújo; o também pré-candidato a deputado estadual, Alf, e os pré-candidatos a deputado federal, Rafael Nunes, Chico Rodrigues e Celso Muniz.