Fiscalização

Supermercado Soberano é autuado pelo Procon-PE por vender 145,086 kg de charque sem data de validade e 1,382 kg de chester vencido

O Procon/PE autuou, na tarde da sexta-feira, 13 de maio, o supermercado Soberano, localizado no Bairro de Beberibe, por comercializar 145,086 kg de charque sem nenhuma informação da data de validade. O produto estava exposto no balcão do estabelecimento, e sem embalagem. No local também foi encontrado 1,382 Kg de Chester fatiado para lanche com data de validade vencida em 12 de maio

Além da carne e do chester, os fiscais encontraram no local nove unidades de salgadinho sabor queijo que venceu no dia 4 de maio e duas unidades de batata frita sabor churrasco com validade de 9 de maio deste ano.

Todos os produtos foram descartados na presença dos fiscais do Procon/PE.

“É direito do consumidor ter acesso a produtos de qualidade, com vencimento exposto de forma visível nas embalagens. A fiscalização do Procon a estabelecimentos comerciais ocorre de forma rotineira para garantir esse direito e assegurar a saúde da população” afirmou o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Marcelo Canuto.

O proprietário do estabelecimento vai responder a um processo administrativo e poderá ser penalizado com multa.

Leia mais:
>>> Procon/PE fiscaliza postos de combustíveis no Recife para verificar exposição dos preços com duas casas decimais

Produtos vencidos encontrados

Na última semana de abril, dois estabelecimentos foram autuados pelos fiscais do Procon/PE por comercializar produtos com validade vencida. Uma farmácia, na avenida Conselheiro Rosa e Silva, bairro da Tamarineira; e um atacarejo, em Cajueiro Seco, Jaboatão dos Guararapes.

Na Farmácia, dois potes de 458 ml de sorvetes de doce de leite e de chocolate foram  encontrados com data de validade 03/04/2022; e mais três potes de chocolate com calda de caramelo, que trazia na embalagem a data de  13/04/2022. Os produtos foram descartados na presença dos fiscais e da gerente do estabelecimento.