A Secretaria de Saúde do Jaboatāo dos Guararapes está realizando o Levantamento Rápido de Índice de Aedes Aegypti (LIRAa), em todo município, para identificar os locais onde há maiores e menores percentuais de focos do mosquito causador da dengue, zika e chikungunya.
A pesquisa é feita em imóveis sorteados nas 27 áreas estratificadas, a cada dois meses. Esse trabalho da Vigilância Ambiental tem o objetivo de identificar os locais que necessitam de maior atenção no ciclo seguinte para reduzir os casos de arboviroses.
Leia também:
>>>Prefeitura do Jaboatão oferece medidas com pacote e descontos de até 90% nos juros e multas para quitação do IPTU, ISS, TLP e CIM
Durante a coleta, se for encontrado algum foco, o material é recolhido e levado para análise a fim de se verificar o tipo de larva. A partir dos dados, as ações preventivas são direcionadas aos locais de índices de Infestação Predial (IIP) mais elevados.
No Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) realizado no final de 2021, a Vigilância Ambiental do Jaboatāo registrou o menor índice dos últimos cinco anos, num sinal de que o trabalho preventivo deu certo. Para garantir que os resultados continuem satisfatórios, 94 agentes da Vigilância Ambiental estão reforçando a equipe para ampliar a cobertura em todo o município. As orientações para evitar o surgimento de larvas do mosquito, é importante não permitir o acúmulo de água em qualquer tipo de recipiente, pois é o principal local onde o mosquito deposita os ovos.
Parceria com IFPE
A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPE) firmaram uma parceria para capacitar jovens no curso de microempreendedor individual (MEI), através do programa Qualifica Mais Progredir.
Para participar, os candidatos devem ser moradores do Jaboatão, maiores de 18 anos, ter o ensino fundamental completo e beneficiários do Auxílio Brasil ou cadastrados no Cadúnico. Nessa parceria, serão abertas 500 vagas. Os estudantes receberão uma bolsa-formação, que corresponde ao custeio das despesas com transporte e alimentação, no valor de R$45,00 por semana. O objetivo é qualificar os participantes para planejar, abrir e gerenciar microempresas individuais.
A reunião aconteceu no Complexo Administrativo do Jaboatão dos Guararapes entre o prefeito Mano Medeiros e o diretor-geral do campus do IFPE no Jaboatão dos Guararapes, Janderson Emmanuel de Souza Santos. O Programa tem carga horária de 160 horas e conta com as seguintes disciplinas: empreendedorismo, matemática financeira para negócios, marketing, mídias sociais para microempreendedores, técnicas de negociação, formalização de microempresas e elaboração de plano de negócios. As datas das inscrições e início das aulas serão divulgadas pelo IFPE.
Prefeitura Municipal de Jaboatão
40