Disputa

Coluna do Portal de Prefeitura: na Frente Popular, Luciana Santos mantém nome para concorrer vaga no Senado Federal - Por Luiz Fernandes

A presidenta nacional do PCdoB e vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos, mantem seu nome na disputa pelo Senado Federal. A comunista tem feito uma campanha nas redes sociais, tentando mostrar a viabilidade de concorrer a casa Alta.

Luciana participou na última terça-feira, 10 de maio, de ato político em reforço a sua pré-candidatura, realizado pelo professor José Bertotti, ex-secretário Meio Ambiente e Sustentabilidade, e de Ciência e Tecnólogo.

A vice-governadora defendeu também no evento o nome de Lula e Danilo.

O PCdoB, presidido por Luciana, faz parte de uma aliança de federação partidária com o PT e PV, para atuação como um único partido nos próximos quatro anos. O grupo, que recebeu como nome de Federação Brasil da Esperança, já  registrou o Programa e Estatuto, além de ter protocolado o pedido ao TSE.

A Frente tem como presidente a deputada federal Gleisi Hoffmann, primeira vice-presidente, Luciana Santos (PCdoB), e segundo vice, José Luís Penna (PV).

Por outro lado, a Frente Popular de Pernambuco, também tem os nomes do deputado federal André de Paula (PSD) e da deputada estadual Teresa Leitão (PT) para concorrer à Casa Alta, entre os favoritos do grupo.

Luciana tem defendido que a chapa majoritária “precisa ter identidade”.

Apoio – Na terça-feira, 10 de maio, em Brasília, Marília Arraes, recebeu oficialmente o apoio do PROS à sua pré-candidatura ao Governo de Pernambuco. O PROS é o primeiro partido a declarar publicamente apoio ao nome da parlamentar.

Transporte – A pré-candidata ao Governo do Estado, Raquel Lyra (PSDB), ouviu pessoalmente os relatos de quem precisa do metrô do Recife para trabalhar, estudar ou realizar outras atividades.

Mobilidade – Pré-candidato ao Governo de Pernambuco, o deputado Danilo Cabral anunciou ontem, 9 de maio, que fará a duplicação da BR-232 até Serra Talhada e a construção de uma terceira faixa deste município até Salgueiro 

Propostas – Anderson Ferreira (PL) apresentou em coletiva de imprensa realizada na segunda-feira, 9 de maio, no Bugan Hotel Recife, em Boa Viagem, três projetos de leis que foram elaborados por sua equipe em conjunto com a bancada de deputados estaduais do PL no Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).

Amupe – José Patriota (PSB), que se descompatibilizou da presidência da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) para disputar o cargo de deputado estadual nas eleições deste ano, destacou a atuação da entidade para garantir recursos para os municípios de Pernambuco. Patriota participou da reunião realizada  na terça-feira, 10 de maio, que contou com presença de prefeitos e secretários, além do governador Paulo Câmara (PSB).

Recursos – No mesmo evento, o governador anunciou o repasse de R$ 222,5 milhões às redes municipais de saúde dos 184 municípios de Pernambuco, além do Arquipélago de Fernando de Noronha.