Vistoria

Procon/PE fiscaliza postos de combustíveis no Recife para verificar exposição dos preços com duas casas decimais

O Procon/PE, em conjunto com o Instituto de Pesos e Medidas (IPEM), ambos vinculados à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), realizou fiscalização em postos de combustíveis, na manhã da segunda-feira, 9 de maio, na Zona Norte e Sul do Recife.

O objetivo da ação foi verificar se os donos dos estabelecimentos estão cumprindo a exigência de exposição dos preços dos combustíveis com apenas duas casas decimais e não mais três como estava sendo praticada. Onze estabelecimentos foram visitados pelos fiscais e nenhum apresentou irregularidades.

O secretário de Justiça e Direitos Humanos, Marcelo Canuto, fala sobre a fiscalização.

“Os fiscais do Procon verificaram os painéis de preços e os visores das bombas. É uma determinação legal que garante ao consumidor maior clareza no valor que está desembolsando na hora de abastecer”, ressaltou Canuto.

A mudança na divulgação dos preços é uma determinação da Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP), e começou a valer no último sábado, 07.

Leia mais:
>>> Procon identifica irregularidades em vários postos de combustíveis da Região Metropolitana do Recife 

“Procon no Meu Bairro”

Nesta terça-feira, 10 de maio, o Procon/PE realiza a primeira ação do ano do Programa “Procon no Meu Bairro”, na comunidade de Ilha de Joaneiro, em Campo Grande, Zona Norte do Recife.

A ação será realizada na Rua Ledinha, nº 322, das 9h às 14h, e vai disponibilizar aos moradores serviços como: orientação financeira, abertura de reclamação sobre questões de relação de consumo, palestras sobre fraude em empréstimos, e negociação de dívidas com a Compesa.

Para os atendimentos não será necessário agendamento nem serão distribuídas fichas. O Programa “Procon no Meu Bairro” é realizado nas comunidades do Recife desde o ano de 2021.

Através do órgão estadual, ligado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), já realizou outras edições do “Procon no meu bairro”, com atendimentos que tiveram o auxílio do Procon móvel. O novo projeto teve início em outubro de 2021, em bairros na Região Metropolitana do Recife.

Da redação do Portal com informações do Procon