Calígula

Operação prende delegada que guardava quase R$ 2 milhões em apartamento

A delegada Adriana Belém foi presa na tarde de hoje (10), no Rio de Janeiro. Adriana foi um dos alvos da Operação Calígula, deflagrada nesta manhã pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ). Foram apreendidos, até o momento, quase R$ 2 milhões na residência da delegada, segundo o MPRJ.

A prisão preventiva foi deferida pela Vara Especializada do Tribunal de Justiça. Em nota, o MPRJ diz que a delegada será levada para a Corregedoria da Polícia Civil.

Calígula
Material apreendido na casa da delegada Adriana Belém. Foto Divulgação Polícia Civil

Leia também:

MPF denuncia nove pessoas por desvio de verbas do Ministério do Turismo em municípios pernambucanos; confira quais

A prisão foi obtida pela força-tarefa do GAECO para o caso Marielle e Anderson (GAECO/FTMA). Para os promotores de Justiça, o valor encontrado na residência de Belém é um forte indício de lavagem de dinheiro.

Assista na TV Brasil

Operação Calígula é, de acordo com o MPRJ, voltada a reprimir as ações da organização criminosa liderada por Rogério Costa de Andrade Silva, conhecido como Rogério de Andrade, e seu filho Gustavo de Andrade, integrada por outras pessoas, incluindo Ronnie Lessa, denunciado como executor do homicídio da vereadora Marielle Franco e de seu motorista Anderson Gomes.

A operação tem como objetivo o cumprimento de 29 mandados de prisão e 119 de busca e apreensão, incluindo quatro bingos comandados pelo grupo, tendo sido alvos de denúncia um total de 30 pessoas, pelos crimes de organização criminosa, corrupção ativa, corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

A delegada entregou o cargo de titular da 16ªDP (Barra da Tijuca) em janeiro de 2020, após a prisão de dois agentes que trabalhavam com ela serem detidos na Operação Intocáveis II.

Eles foram citados como tendo envolvimento com milicianos de Rio das Pedras. Um deles era Jorge Luiz , que teria estado com ela na reunião com Ronnie Lessa.