Compromisso

Presidente Bolsonaro diz que serão convocados 1.250 novos agentes para PF e PRF aprovados nos últimos concursos

O presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou na terça-feira, 3 de maio, que “foi acertado” abrir mais 625 vagas para os aprovados nos últimos concursos da Polícia Federal (PF) e outras 625 vagas dos candidatos que passaram nas provas da Polícia Rodoviária Federal (PRF), totalizando 1.250 novos agentes para ambas as polícias. A declaração foi feita a apoiadores, no Palácio da Alvorada, e foi transmitida por um canal simpatizante ao governo.

Na segunda-feira (2), diante de concurseiros que estavam no cercadinho da Alvorada, o chefe do Executivo federal telefonou para o ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, para tratar sobre o assunto. Ele pediu para que o ministro discutisse com o Ministério da Economia a convocação de mil servidores para cada corporação.

Segundo Bolsonaro, a ideia é que outras forças policiais sejam beneficiadas ainda este ano, após o período eleitoral. Durante a conversa com simpatizantes nesta terça, ele explicou o recuo dizendo que “foi o que deu para fazer” com o projeto aprovado no Congresso Nacional que abriu crédito suplementar de R$ 2,57 bilhões no orçamento.

Leia mais:
>>> Jair Bolsonaro pediu a convocação de mais mil aprovados nos concursos da PF e PRF

“Ontem foi acertado mais 625 vagas para cada força. Foi o que deu para fazer com o PLN 01. Agora, os demais vão ter outra oportunidade, talvez este ano ainda, acabando as eleições. […] Tudo que foi possível fazer eu fiz, vocês já são excedentes”, afirmou.

No dia anterior, o presidente trabalhava com a ideia de chamar 2 mil novos agentes da PF e da PRF. No mês passado, ele havia anunciado que 500 profissionais de cada órgão seriam convocados. Com o novo número anunciado nesta terça, a expectativa é de que sejam chamados 1.250 novos policiais.

Reajuste de 5%

A declaração de Bolsonaro ocorre em um momento em que os profissionais de segurança pública estão insatisfeitos com o reajuste linear de 5% anunciado pelo governo para os servidores federais.

Da redação do Portal com informações do Metrópoles