Escolha

Itapissuma: saiba como votou os vereadores em sessão que rejeitou as contas do ex-prefeito Cal Volia, com irregularidades apontadas pelo TCE-PE

Em Itapissuma, Litoral Norte de Pernambuco e na Região Metropolitana do Recife, a Câmara Municipal dos Vereadores, votou na manhã da segunda-feira, 4 de abril, por acompanhar o parecer do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE), no qual recomendou a Câmara Legislativa em rejeitar as contas do ex-prefeito Cláudio Luciano Da Silva Xavier (Cal Volia), relativas ao exercício financeiro do ano de 2014, por várias irregularidades. 

Dos 11 vereadores de Itapissuma, seis votaram a favor da aprovação das contas e contra o entendimento do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) e cinco vereadores votaram de acordo com o parecer do Tribunal de Contas, rejeitando as contas do ex-prefeito Cal Volia.

Vereadores que seguiram parecer do TCE-PE em rejeitar as contas:

Vereadora Irmã Elionilda;
Vereador Pacarú;
Vereador Ju de Pirro;
Vereador Tonho de Dedé;
Vereador e presidente da Câmara, GG de Zé Antônio.

Vereadores que não concordaram com o parecer do TCE-PE em rejeitar as contas:

Vereador Irmão Nivaldo,
Vereador Junior de Irmã Têca,
Vereador Fábio Bento,
Vereador Gil de Silva,
Vereador Nenoca;
Vereador Guel do Grêmio. 

Leia também:
>>>TCE-PE rejeita prestação de contas do ex-prefeito de Itapissuma Cal Volia referente ao exercício financeiro de 2016

O ex-prefeito precisaria da maioria qualificada (dois terços) cerca de 8 votos ao seu favor e contra a orientação do Tribunal de Contas, mas obteve apenas seis votos.  Sendo assim, por 6 a 5, o ex-prefeito teve a maioria dos votos para derrubar o parecer do TCE-PE, mas, não o suficiente para desfazer a recomendação do órgão.

GG de Zé Antônio, fez o convite formalmente, antes de colocar a matéria em votação, para explanação de defesa do ex-prefeito ou apresentação de um advogado para lhe representar. Contudo, Cal Volia não compareceu e nem enviou representantes ou procuração a 1° Sessão Ordinária do 2° Período da Câmara no Plenário governador Eduardo Campos da Casa Frei Caneca. 

Assista a sessão que chegou ao entendimento da questão.