Decisão

Câmara Municipal de Itapissuma rejeita as contas do ex-prefeito Cal Volia no exercício financeiro de 2014 por várias irregularidades

A Câmara Municipal de Itapissuma, votou na manhã da segunda-feira, 4 de abril, por acompanhar o parecer do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE), no qual recomendou a Câmara Legislativa a rejeitar as contas do ex-prefeito Cláudio Luciano Da Silva Xavier (Cal Volia), relativas ao exercício financeiro do ano de 2014, por várias irregularidades. 

Dos 11 vereadores de Itapissuma, seis votaram a favor da aprovação das contas e contra o entendimento do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) e cinco vereadores votaram a de acordo com o parecer do Tribunal de Contas, rejeitando as contas do ex-prefeito Cal Volia.

Votaram junto com o entendimento do Tribunal de Contas de Pernambuco e pela rejeição das contas do ex-gestor municipal Cal Volia de 2014, a vereadora Irmã Elionilda, o vereador Pacarú, vereador Ju de Pirro; o vereador Tonho de Dedé e o vereador e presidente da Câmara, GG de Zé Antônio.

Se posicionaram contra o parecer do TCE-PE e optaram por aprovar as contas, o vereador Irmão Nivaldo, vereador Junior de Irmã Têca, vereador Fábio Bento, vereador Gil de Silva, vereador Nenoca e o vereador Guel do Grêmio. 

Leia também:
>>>TCE-PE rejeita prestação de contas do ex-prefeito de Itapissuma Cal Volia referente ao exercício financeiro de 2016

O ex-prefeito precisaria da maioria qualificada (dois terços) cerca de 8 votos ao seu favor e contra a orientação do Tribunal de Contas, mas obteve apenas seis votos.  Sendo assim, por 6 a 5, o ex-prefeito teve a maioria dos votos para derrubar o parecer do TCE-PE, mas, não o suficiente para desfazer a recomendação do órgão.

GG de Zé Antônio, fez o convite formalmente, antes de colocar a matéria em votação, para explanação de defesa do ex-prefeito ou apresentação de um advogado para lhe representar. Contudo, Cal Volia não compareceu e nem enviou representantes ou procuração a 1° Sessão Ordinária do 2° Período da Câmara no Plenário governador Eduardo Campos da Casa Frei Caneca. 

Assista a sessão que chegou ao entendimento da questão.