Majoritária

Veja quem são os pré-candidatos ao governo de Pernambuco nas eleições 2022

Ao todo Pernambuco já conta com nove pré-candidatos para o cargo de governador nas eleições de 2022. No estado, tanto o presidente Jair Bolsonaro (PL) como o ex-presidente Lula (PT), já anunciaram seus respectivos apoios na disputa.

O pré-candidato do PSB, sigla que atualmente comanda o governo do estado, é o deputado federal Danilo Cabral (PSB), que por sua vez conta com o apoio declarado do ex-presidente Lula (PT).

Veja mais:
>>>Ranking mostra quais são os pré-candidatos ao governo de Pernambuco com mais seguidores nas redes sociais; confira lista

Já o presidente Jair Bolsonaro (PL) anunciou apoio ao presidente estadual do PL em Pernambuco, o ex-prefeito de Jaboatão Anderson Ferreira (PL).

Os candidatos a governador de Pernambuco podem ser indicados ou trocados pelos partidos até 5 de agosto, quando termina o prazo para a escolha dos representantes. O registro das candidaturas deve ser feito até 15 de agosto.

Confira quem são os pré-candidatos ao governo de Pernambuco: 

Raquel Lyra (PSDB)

Advogada com pós-graduação em Direito Econômico e de Empresas, Raquel Lyra é ex-prefeita de Caruaru e deixou o mandato para concorrer ao governo de Pernambuco pelo PSDB. Lyra também já foi delegada da Polícia Federal, chefe da Procuradoria de Apoio Jurídico e Legislativo do governo de Eduardo Campos e deputada estadual por dois mandatos consecutivos, de 2011 a 2017. Natural de Recife, ela foi eleita prefeita de Caruaru em 2016 e reeleita em 2020.

Danilo Cabral (PSB)

Formado em Direito, Danilo Cabral é deputado federal por Pernambuco e foi escolhido para concorrer ao governo pelo PSB, partido do atual governador Paulo Câmara, que não pode se reeleger. Danilo recebeu o apoio do ex-presidente Lula (PT). O político é natural de Surubim (PE), foi vereador de Recife, de 2005 a 2009, e ocupou a secretaria de Planejamento do estado durante o governo de Paulo Câmara.

Anderson Ferreira (PL)

Ex-prefeito de Jaboatão dos Guararapes (PE), Anderson Ferreira é pré-candidato ao governo pernambucano pelo PL. Nascido em Recife, Ferreira foi eleito duas vezes deputado federal, em 2010 e 2014. Anderson Ferreira recebeu o apoio do presidente Jair Bolsonaro (PL) e tem construído um público conservador no Estado, com militares, evangélicos e antipetismo.

Miguel Coelho (União Brasil)

Nascido em Recife, Miguel Coelho é bacharel em Direito e tem pós-graduação em Liderança e Gestão Pública. Ex-prefeito de Petrolina, Coelho é pré-candidato a governador de Pernambuco pelo União Brasil. Ele já foi deputado estadual pelo PSB e durante seu mandato criou a Comissão do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), para investigar os atrasos de obras como a transposição do rio São Francisco e a Transnordestina.

Marília Arraes (Solidariedade)

Marília Arraes é deputada federal e presidente estadual do Solidariedade, partido pelo qual concorre ao governo pernambucano após ter deixado o PT. Natural de Recife (PE), Arraes é advogada e iniciou a carreira política como vereadora, foi eleita em 2008 e reeleita quatro anos depois. Foi secretária de Juventude e Emprego de Pernambuco na gestão de Eduardo Campos e, em 2020, concorreu à prefeitura de Recife, mas foi derrotada pelo prefeito João Campos (PSB) no segundo turno. É a candidata do Solidariedade a governadora de Pernambuco em 2022.

Jadilson Bombeiro (PMB)

Jadilson Francisco Andrade, conhecido como Jadilson Bombeiro, é sargento do Corpo de Bombeiros de Pernambuco e suplente de vereador em Olinda (PE). Natural de Recife, Jadilson é formado em Direito e em Ciência Política, e possui pós-graduação em direito penal e processo penal. Ele foi anunciado como pré-candidato a governador de Pernambuco pelo PMB.

Jones Manoel (PCB)

Formado em História e com mestrado em serviço social, Jones Manoel é youtuber e professor de história. Natural de Recife, é militante político do PCB e foi lançado como candidato a governador de Pernambuco pelo partido nas eleições de 2022.

Armando Filho (PRTB)

Nascido em Cabo de Santo Agostinho (PE), Armando Filho é cantor e compositor de músicas evangélicas e foi lançado como candidato ao governo pernambucano pelo PRTB. Essa é a primeira vez que ele irá disputar uma eleição.

João Arnaldo (PSOL)

Nascido em Salgueiro (PE), João Arnaldo é advogado com mestrado em desenvolvimento e meio ambiente. Arnaldo foi candidato a vice-prefeito do Recife na chapa com Marília Arraes (PT) em 2020, mas não se elegeu. É a aposta do PSOL como candidato a governador de Pernambuco nas eleições em 2022.

A matéria foi foi editada com as informações divulgadas pelo site Jota.