Referência

Jaboatão dos Guararapes recebe o selo Município Compromissado com a Segurança Pública do MPPE

Jaboatão dos Guararapes recebeu, na segunda-feira, 21 de março, o Selo Município Compromissado com a Segurança Pública, concedido pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE). A entrega ao prefeito Anderson Ferreira (PL) foi feita pelo procurador-geral de Justiça, Paulo Augusto de Freitas Oliveira, em solenidade realizada na sede do órgão, em reconhecimento ao cumprimento dos eixos e metas estabelecidas pelo projeto Cidade Pacífica.

O projeto tem por objetivo envolver as cidades em um trabalho de parceria, por meio de ações e programas, com foco na redução dos índices de criminalidade. Jaboatão foi o primeiro município de Pernambuco a receber o certificado em 2022.

“Nossa gestão cumpriu todas as metas estabelecidas e agora teve seu desempenho avalizado pelo Ministério Público. Esse selo mostra que Jaboatão vem fazendo a sua parte, construindo caminhos que dão oportunidade às pessoas em situação de vulnerabilidade social, em áreas como educação, esportes e emprego. Também intensificamos as fiscalizações e as ações de orientação em locais considerados de risco. É gratificante saber que estamos fazendo algo que está impactando positivamente na vida das pessoas. Além do reconhecimento do MPPE, o selo nos incentiva a avançar mais, porque o compromisso da nossa gestão é proporcionar uma melhor condição de vida para a população”, disse Anderson Ferreira.

Leia mais:
>>> Prefeito Anderson Ferreira anuncia 10,38% em aumento salarial para servidores municipais efetivos do Jaboatão dos Guararapes

“Jaboatão se soma à iniciativa do Ministério Público, através do projeto Cidade Pacífica, ao cumprir os requisitos para receber o selo de Município Compromissado com a Segurança Pública. Esse é um projeto que foi pensado no envolvimento dos municípios porque todos têm um papel importante nas ações preventivas”, disse o procurador geral Paulo Augusto.

Coordenador do projeto no MPPE, o promotor de Justiça Luiz Sávio Loureiro ressaltou que, além do cumprimento dos eixos e metas, Jaboatão avançou em outras áreas, a exemplo da criação do IPTU Verde, que também colabora para um ambiente saudável para a população.

“Houve um compromisso de Jaboatão de contribuir com a redução da criminalidade”, acrescentou.

Um dos eixos do Projeto Cidade Pacífica é a iluminação pública, cujo objetivo é passar a sensação de mais segurança nas ruas. Jaboatão investiu na instalação de nove mil pontos de LED e, até o final de 2023, todos os pontos do município terão a tecnologia.

Outra ação bem-sucedida tem sido a fiscalização em bares, restaurantes e similares, como as operações Sossego, Bar Seguro, Convivência, Flexibilizar e Integrada Cidade Segura.

Outro eixo cumprido pelo município foi o Pacificando Escolas, com a criação do Fórum de Educação, que garante a interação entre a Guarda Municipal e os gestores das unidades escolares. São prestadas orientações e os pais são ouvidos, sempre com foco na redução da violência.

Ainda no campo da juventude, a prefeitura criou o programa Jaboatão Através do Esporte, dirigido aos estudantes da rede municipal, em parceria com academias de ginástica, entre outras modalidades esportivas, com apoio de entidades filantrópicas.

Da redação do Portal com informações do MPPE