O mês de março é internacionalmente marcado pela luta das mulheres por uma sociedade mais justa e, para atingir a igualdade de gênero, o desenvolvimento de políticas públicas sobre o assunto é essencial, sobretudo numa cidade onde a população elegeu uma mulher como prefeita, tornando-se a primeira na história do município. Por isso, a prefeitura de Igarassu, com a parceria da secretaria da Mulher, lança uma série de eventos voltados para o empoderamento feminino e o combate à violência de gênero.
As ações, que se iniciaram no primeiro dia de março, irão acontecer até o fim do mês, trazendo debates, literatura, rodas de diálogos nas comunidades, exposição e palestras.
No dia 15 de março haverá o evento da entrega oficial do órgão de políticas para mulheres, a secretaria da Mulher, às 9h no Salão Nobre. Também, terá a assinatura do convênio da secretaria com a faculdade de Ciências Humanas ESUDA, que possui um projeto de iniciação científica voltado para mulheres com o curso de economia. Após esses acontecimentos, a prefeita professora Elcione Ramos será homenageada.
Leia também:
>>Prefeitura de Igarassu lança o programa “Colo de Mainha” voltado à saúde das mulheres gestantes
Além disso, diversas outras ações serão realizadas. O programa Maria da Penha Vai Às Escolas, por exemplo, está de volta desde o dia três de março e com previsão para durar até o fim do mês para educar os alunos da rede municipal e estadual de ensino sobre a importância da igualdade de gênero.
A educação não se restringe às salas de aula; o trabalho também é um espaço de aprendizado: no dia quatro de março, a secretaria da Mulher promoveu um debate com as servidoras públicas para repensar sobre o assédio moral e sexual no âmbito do trabalho. A iniciativa faz parte de uma série de palestras previstas para acontecer com as secretarias municipais sobre o tema.
O destaque da programação é o evento literário “Do Varal ao Sarau”, que habitualmente acontece na Biblioteca Municipal de Igarassu e dará aos cidadãos uma opção de lazer e aprendizado, pautando um manifesto a favor da igualdade de gênero e em combate ao machismo.
Da redação do Portal com informações da Prefeitura de Igarassu
64