Educação

Professores contratados dão aula normalmente nas escolas da Rede Municipal do Recife; sindicato decretou greve na quinta (3)

Em assembleia na última quinta-feira, 3 de março, professoras e professores da rede municipal de ensino do Recife deflagraram greve reivindicando o reajuste salarial previsto na lei do piso 11.738/08.

A prefeitura ofereceu 13,06% em mesa de negociação, mas os profissionais da educação decidem não aceitar menos que os 33,23% calculados com base no crescimento percentual dos valores mínimos do FUNDEB de dois anos anteriores. o valor para 2022 será de R$ 3.845,34, com crescimento de 33,23% frente ao valor de 2020.

Para Jaqueline Dornelas, coordenadora geral do SIMPERE:

“A luta pelo piso é justa, pois trata-se do cumprimento de uma lei que visa a valorização profissional de professoras e professores, uma categoria valorosa em nossa sociedade. Entramos em greve em defesa dos 33,23% com rebatimento na carreira e já demonstramos a nossa força nas paralisações e atos durante a campanha salarial”. 

Leia mais:
>>> Governador reajusta piso salarial dos professores da rede pública estadual em 35% com salário de R$ 3.900,00; veja os detalhes

Anna Davi, também coordenadora geral do sindicato, alerta:

“Nós mais do que ninguém queremos estar nas escolas garantindo o ano letivo para a comunidade escolar. Por isso mesmo buscamos a negociação e apresentar a viabilidade econômica da nossa pauta, mas a prefeitura insiste em não cumprir com a lei. O piso salarial na carreira da professora e do professor é um direito e nós vamos lutar por ele”. 

A partir desta segunda-feira (7) o ensino municipal entra em greve com escolas, Creches e CMEIs fechadas. O recado das professores e professores é: SEM PISO, SEM AULAS.

Da redação do Portal com informações do Simpere