Resgate

Aeronave da Força Aérea do Brasil decola para Polônia em missão para trazer brasileiros que deixam guerra da Ucrânia

A Aeronave KC-390 Millenniun decola da Base Aérea de Brasília nesta tarde de segunda-feira, 7 de março, com destino a Varsóvia, na Polônia, o  avião da Força Aérea Brasileira (FAB) que vai repatriar brasileiros que deixaram a Ucrânia, nos últimos dias, fugindo da guerra no país. A previsão é que a volta ao Brasil ocorra na quinta-feira, 10 de março, pela manhã.

Os cidadãos brasileiros devem embarcar de acordo com critérios definidos pelo Ministério das Relações Exteriores, responsável por coordenar a missão de resgate em conjunto com o Ministério da Defesa.

Leia também:
>>> Recife recebe na quinta-feira (10) brasileiros que deixam guerra da Ucrânia; missão de resgate envolve duas aeronave KC-390 da FAB

De acordo com o governo brasileiro, no voo de ida, serão transportadas 11,5 toneladas de material de ajuda humanitária a ser doado pelo Brasil.

Ainda segundo o Itamaraty, a Embaixada do Brasil na Romênia montou um posto avançado na cidade de Siret, na fronteira com a Ucrânia, para reforçar a acolhida a brasileiros em saída do país vizinho. Até o momento, mais de 130 brasileiros ingressaram em território romeno.

Também foram abertos mais dois postos de atendimento consular nas cidades de Lviv, localizada próxima à fronteira com a Polônia e para onde os brasileiros têm se dirigido; e um outro posto em Chisinau, capital da Moldávia. Para dar assistência a brasileiros que buscam a saída da Ucrânia via Romênia.

Desde o início dos conflitos, mais de 100 brasileiros deixaram a Ucrânia com a apoio do Itamaraty. Eles se dirigem a países fronteiriços, principalmente para a Polônia e a Romênia. 

A comunidade brasileira na Ucrânia, antes do conflito, era estimada em aproximadamente 500 pessoas.

É importante lembrar que em casos de emergência, o plantão consular brasileiro pode ser contatado pelo número de telefone código internacional 55 61 98260-0610

A Embaixada em Kiev também continua postando orientações por meio de mensagens em seu site, em sua página no Facebook e em grupo do aplicativo Telegram.

Agência Brasil