Eleições

Bolsonaro é o escolhido de brasileiros que querem o fim da corrupção no país, diz pesquisa

De acordo com a pesquisa divulgada pela Genial/Quaest no mês de fevereiro deste ano, 35,7% dos eleitores que consideram que a corrupção o maior problema do Brasil, dizem que votariam no presidente Jair Bolsonaro (PL). Por outro lado, 22,17% dos eleitores que consideram a economia como principal problema do país preferem o ex-presidente Lula.

O petista perde apenas para o ex-juiz Sérgio Moro, que soma 25% dos eleitores que consideram a economia como principal problema do país.

A pesquisa Genial/Quaest coletou as intenção de voto e opinião do público através de entrevistas face-a-face com dois mil eleitores de 16 anos ou mais.

Simplex/CBN Pernambuco 

Divulgada pela CBN na segunda-feira, 28 de fevereiro, a pesquisa Simplex mostra o ex-presidente Lula (PT) liderando a intenção de votos dos pernambucanos com 55,30%. Segundo o instituto, Lula tem quase o triplo em da porcentagem apresentada pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), que ficou com apenas 20,22%.

Diferente de Lula e Bolsonaro, os demais nomes sequer atingiram os três pontos percentuais. O terceiro colocado, Ciro Gomes (PDT), registrou 2,55%. O ex-ministro Sérgio Moro (Podemos) foi o quarto, com 1,84%. O deputado federal por Minas Gerais, André Janones (Avante), registrou 0,71%.

Veja também:
 >>>Pesquisa: Raquel Lyra 18,99%, Miguel Coelho 9,92%, Anderson Ferreira 9,44% e Danilo Cabral 5,07%

O governador de São Paulo, João Dória (PSDB), ficou apenas em sexto, com 0,29%. A senadora Simone Tebet (MDB, com 0,16%), o cientista político Felipe D’Ávila (Novo, com 0,11%) e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD, com 0,11%).

Ainda segundo a pesquisa, 12,04% dos entrevistados declararam voto em branco, nulo ou em nenhum dos candidatos acima apontados. Outros 6,67% não souberam ou não responderam em quem votarão para Presidente da República.

O Simplex ouviu mais de 2.401 eleitores entre os dias 22 a 25 de fevereiro e tem registro PE-07561/2022.

Governo de Pernambuco 

A Simplex também divulgou a intenção de votos para o Governo do Estado. A prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB), lidera a corrida eleitoral com 18,99%. A gestora aparece seguida do prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (União Brasil), que soma 9,92% dos votos.

O terceira colocado, de acordo com a pesquisa, é o prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira (PL), com 9,44 % das intenções de votos, tecnicamente empatado com Miguel. Por fim o deputado federal Danilo Cabral PSB) aparece ocupando a quarta posição, com 5,07% das intenções de voto, seguido pela deputada estadual Clarissa Tércio (PSC), que apareceu com 4,20%.

Essa foi a primeira rodada de pesquisas com as intenções de voto para o Governo do Estado nas eleições de Outubro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Outros nomes a pontuar foram João Arnaldo (PSOL), com 1,29% e Jones Manoel (PCB) com 0,25%. Os votos brancos e nulos representam 30,44% e os indecisos 20,40%.

O Simplex ouviu mais de 3.400 eleitores entre os dias 22 a 25 de fevereiro.