Defesa

Presos da Ucrânia com “experiência em combate” serão libertados da prisão e autorizados a cumprir penas no conflito com a Rússia

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, anunciou nesta segunda-feira, 28 de fevereiro, que presos da Ucrânia com “experiência em combate” serão libertados da prisão e autorizados a cumprir suas penas no conflito com a Rússia. O chefe de Estado ucraniano disse que a medida é uma forma dos presos compensarem a culpa deles.

“Sob a lei marcial, ucranianos com experiência real de combate serão libertados da custódia e poderão compensar sua culpa nos pontos mais quentes do conflito. Tomamos uma decisão que não é fácil do ponto de vista moral, mas que é útil do ponto de vista das nossas defesas. A chave agora é a defesa”, disse Zelensky.

Veja também:
>>>Bolsonaro diz que Brasil vai adotar neutralidade sobre guerra na Ucrânia e não defende sanções ou condenações à Rússia

No começo da invasão, na última quinta-feira (24), o ministro da Defesa ucraniano, Oleksii Reznikov, já havia informado que qualquer cidadão que conseguisse segurar uma arma poderia se unir aos militares do país para enfrentar a Rússia.

O anúncio de Zelensky ocorre justamente no dia em que as delegações da Rússia e da Ucrânia se reúnem na primeira tentativa de negociar um possível cessar-fogo do conflito entre os países. Nesta segunda, representantes das duas nações se reúnem em Belarus para tentar acertar termos que coloquem fim ao embate.

Bolsonaro diz que Brasil vai adotar neutralidade sobre guerra

O presidente Jair Bolsonaro disse no domingo, 27 de fevereiro, que o voto do Brasil em resolução da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre o conflito entre Rússia e Ucrânia é livre, com equilíbrio.

Ele acrescentou que o Brasil não defende “nenhuma sanção ou condenação ao presidente Putin”.

“Nossa posição tem que ser de bastante cautela, não podemos ao tentar solucionar um caso que é grave, ninguém é a favor de guerra em lugar nenhum do mundo, trazemos problemas gravíssimos para toda a humanidade e para o nosso país que também está nesse contexto”, afirmou em entrevista coletiva à imprensa, no Forte dos Andradas, no Guarujá, litoral de São Paulo.

Da redação do Portal de Prefeitura com informações do PlenoNews.