Conflito

Deputado Arthur do Val viaja à Ucrânia para acompanhar de perto invasão da Rússia

Em suas redes sociais, o deputado estadual paulista Arthur do Val (Podemos-SP) , conhecido como Mamãe Falei, anunciou estar a caminho da Ucrânia, a fim de registrar o conflito que segue acontecendo entre o país e a Rússia. A decisão se deu em resposta à postura de Jair Bolsonaro (PL), que manifesta se considerar neutro com relação ao conflito, ao mesmo tempo que justifica as ações do presidente russo Vladimir Putin em seu discurso.

O deputado, que é co-fundador do Movimento Brasil Livre (MBL), afirma enxergar duas posturas adotadas por bolsonaristas ao lidar com o conflito: uma da ala radical, que tenta justificar a agressão de Vladimir Putin à Ucrânia, e outra ala moderada, que tenta negar a existência da guerra.

Veja também:
>>>Fifa e UEFA suspendem participação da Rússia na Copa do Mundo de futebol e demais competições internacionais por ataques à Ucrânia

“Estamos indo in loco ver o que está acontecendo. (…) Esta guerra é uma guerra de informação”, declarou.

Assista vídeo divulgado pelo deputado: 

O deputado destaca que a postura de Bolsonaro destoa da adotada por grande parte das lideranças mundiais. “Boris Johnson, Joe Biden, todos eles falam ‘não, nós defendemos aqui as democracias do ocidente’, enquanto Bolsonaro fala ‘veja bem, não é uma guerra, ele só está fazendo um esforço ali”. Arthur do Val segue para a Ucrânia acompanhado de Renan Santos, outro líder do MBL.

Também nas redes sociais o parlamentar recebeu críticas pela decisão de ir à Ucrânia. O senador Flavio Bolsonaro (PL-RJ)  disse que o deputado pode acabar arrumando um problema e aí “vai sobrar pro Bolsonaro resolver”.

“Deve estar achando que lá é palco de manifestação, igual a Avenida Paulista. Depois arruma problema e vai sobrar pro Bolsonaro resolver”, apontou.

Em resposta ao senador, Arthur do Val disse que “não precisa de ajuda de bandido”.

“Minha viagem não tem um centavo de dinheiro público e a Alesp está em recesso. Vai cuidar das rachadinhas e dos processos que você responde”, escreveu o deputado no Twitter.