Posição

Bancada do PT no Senado culpa EUA por guerra na Ucrânia e depois apaga nota; confira documento completo

Uma nota do PT no Senado publicada na última quinta-feira, 24 de fevereiro, responsabiliza os EUA pela invasão da Rússia à Ucrânia. No entanto, pouco tempo depois a postagem foi apagada.

O PT no Senado afirmou que a culpa dos EUA se dá pela “contínua expansão da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) em direção às fronteiras russas. Trata-se de política belicosa, que nunca se justificou, dentro dos princípios que regem o Direito Internacional Público”.

“Essa política imperialista produziu o quadro geopolítico que explica o atual conflito na Ucrânia. Tal conflito, frise-se, é basicamente um conflito entre os EUA e a Rússia. Os EUA não aceitam uma Rússia forte e uma China que tende a superá-los economicamente”, disse em trecho da nota.

O texto publicado também fazia críticas à Rússia.

“Contudo, a aposta recente da Rússia na guerra, ainda que parcial e com objetivos meramente militares, também agride o Direito Internacional Público e o sistema de segurança coletiva cristalizado na ONU. Por isso, o PT no Senado lamenta e condena essa aposta temerária na guerra”.

PT
Nota da Bancada do PT no Senado que foi apagada. Foto: Reprodução

Leia mais:
>>> Bolsonaro diz que Brasil vai adotar neutralidade sobre guerra na Ucrânia e não defende sanções ou condenações à Rússia

Leia a nota completa publicada pelo PT no Senado e depois apagada:

O PT no Senado condena a política de longo prazo dos EUA de agressão à Rússia e de contínua expansão da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) em direção às fronteiras russas. Trata-se de política belicosa, que nunca se justificou, dentro dos princípios que regem o Direito Internacional Público.

Essa política imperialista produziu o quadro geopolítico que explica o atual conflito na Ucrânia. Tal conflito, frise-se, é basicamente um conflito entre os EUA e a Rússia. Os EUA não aceitam uma Rússia forte e uma China que tende a superá-los economicamente.

Contudo, a aposta recente da Rússia na guerra, ainda que parcial e com objetivos meramente militares, também agride o Direito Internacional Público e o sistema de segurança coletiva cristalizado na ONU.

Por isso, o PT no Senado lamenta e condena essa aposta temerária na guerra.

Considere-se que a definitiva militarização desse conflito é uma ameaça não apenas às partes envolvidas, mas também a todo o mundo, inclusive o Brasil, pois ela envolve potências nucleares. Nesta guerra, todos serão perdedores.

O PT no Senado defende o imediato cessar das hostilidades e conclama a todas as partes envolvidas a que voltem à mesa de negociação, com base nos acordos de Minsk.

A paz sempre merece uma chance.

Senador Paulo Rocha

Líder da bancada do PT

Da redação do Portal com informações do O Tempo