Visita

Papa Francisco vai à Embaixada da Rússia e expressa preocupação com a guerra contra Ucrânia

O papa Francisco foi na sexta-feira, 25 de fevereiro, à Embaixada da Rússia junto à Santa Sé para transmitir sua preocupação com a invasão russa da Ucrânia ao embaixador russo, em uma quebra sem precedentes do protocolo diplomático. O porta-voz do Vaticano, Matteo Bruni, disse que o papa passou cerca de 30 minutos na embaixada, que fica perto do Vaticano.

“Ele foi expressar sua preocupação com a guerra”, afirmou Bruni à agência de notícias Reuters.

Bruni não comentou sobre uma reportagem que afirmou que o papa, de 85 anos, havia oferecido a mediação do Vaticano.

Veja também:
>>>Papa Francisco pede que políticos “façam sério exame de consciência diante de Deus” sobre os efeitos de suas ações

Acreditava-se ser a primeira vez que um papa foi a uma embaixada para falar com um embaixador em um momento de conflito. Os enviados estrangeiros são normalmente convocados pela Secretaria de Estado do Vaticano ou se reúnem com o Papa no Palácio Apostólico.

Mediação

Em uma entrevista com a Reuters em 14 de fevereiro, antes da invasão, o embaixador da Ucrânia no Vaticano, Andriy Yurash, disse que Kiev estaria aberta a uma mediação do conflito pelo Vaticano.

Em uma declaração na quinta-feira, o secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin, disse que a Santa Sé esperava que aqueles que têm nas mãos o destino do mundo tivessem um “vislumbre de consciência”.

Líderes mundiais acusaram o presidente russo, Vladimir Putin, de flagrante violação do direito internacional ao lançar o maior ataque de um estado contra outro na Europa desde a Segunda Guerra Mundial.

Da redação do Portal de Prefeitura com informações da Agência Brasil.