Declaração

"Nunca mais farei campanha para bandido", diz Ciro Gomes sobre apoio ao ex-presidente Lula

Ciro Gomes, pré-candidato à Presidência da República pelo PDT,  afirmou na última quarta-feira, 23 de fevereiro, durante a CEO Conference, evento organizado pelo BTG Pactual, que “nunca mais” vai fazer campanha “para bandido”, e por isso “precisa estar no segundo turno”.

No final da palestra, ele foi questionado em quem apoiaria num eventual segundo turno entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL).

“Eu nunca mais farei campanha para bandido nesse país, nem que o pau tore. Por isso tenho que estar no segundo turno”, falou Ciro.

Veja também:
>>>Bolsonaro melhora nas intenções de voto e Lula mantém percentual, diz nova pesquisa Ipespe 

O ex-governador do Ceará já foi candidato à Presidência outras três vezes, em 1998, 2002 e 2018. No início da palestra ele afirmou: “Sou brasileiro e não desisto nunca”.

Humberto Costa acompanha Lula em visita ao México

Na próxima segunda-feira, 28 de fevereiro, o senador Humberto Costa (PT,  embarca para o México para cumprir agenda ao lado do ex-presidente Lula. O líder petista terá encontro com o presidente mexicano, Manuel López Obrador, e convidou Humberto para ir junto. Do Congresso Nacional, acompanham o roteiro apenas o pernambucano e Gleisi Hoffmann.

O chamado foi uma iniciativa do Movimento de Regeneração Nacional (Morena), partido do presidente daquele País. Lula segue para essa nova agenda internacional três meses após ter sido recebido pelo presidente francês, Emmanuel Macron, o que lhe rendeu significativa projeção e reação do presidente Jair Bolsonaro, com quem o petista polariza no cenário da corrida presidencial.

No périplo do ex-presidente pela Europa, Humberto também foi um dos únicos dois congressistas na comitiva. O outro foi o deputado federal Arlindo Chinaglia. Da outra vez, Lula passou por Madri, Paris e Bruxelas. A estratégia, dessa vez, é a mesma de buscar, além da projeção internacional, fazer um contraponto ao presidente Bolsonaro.