Vacina

Prefeitura do Recife realiza Dia C de vacinação infantil contra a Covid-19 neste sábado (29), com mais de 150 salas de imunização disponibilizadas

A Prefeitura do Recife (PCR) vai abrir mais de 150 salas de vacina, neste sábado, 26 de fevereiro, das 8h às 16h, para realizar o Dia C de Vacinação Contra a covid-19, sem necessidade de agendamento. A Secretaria de Saúde (Sesau) do município destacou mais de mil profissionais para a ação, que terá capacidade para vacinar até 16 mil crianças nesta faixa etária somente neste dia.

Até o momento, na capital pernambucana, já foram vacinadas 62.593 crianças deste público pela Prefeitura, o que representa 39,23% de cobertura vacinal. Segundo estimativa do Ministério da Saúde, baseada no IBGE, a capital pernambucana tem 159.558 crianças nessa faixa etária. A lista completa com os endereços das unidades pode ser conferida no site da PCR (https://bit.ly/DiaCdaVacinacao).

Leia também:
>>Prefeitura do Recife monta Parquinho da Vacina para imunizar crianças contra a Covid-19; saiba onde e como agendar

A estratégia é uma forma de ampliar a cobertura vacinal  e acelerar o ritmo de vacinação contra a covid-19, que está abaixo do esperado e preocupa especialistas, acendendo o alerta para a vulnerabilidade dos pequenos não vacinados. Esta é também uma forma de oferecer mais uma oportunidade aos pais ou responsáveis do Recife que, por diversos motivos, ainda não puderam levar os filhos aos centros de vacinação exclusivos para o público infantil.

Para receber a vacina neste Dia C não é necessário realizar o agendamento, basta comparecer a uma das 157 unidades de saúde, portando documento oficial da criança, documento oficial com foto que comprove filiação/responsabilidade, além de comprovante de residência em nome de um dos pais ou responsável legal.

https://www.instagram.com/p/CaYIDZah2zq/?utm_source=ig_web_copy_link

Os pais ou responsáveis devem estar presentes no momento da vacinação. Em caso de ausência de pais ou responsáveis, a vacinação deve ser autorizada por um termo de consentimento por escrito. Para esses casos, além do termo de autorização, a pessoa que for acompanhar a criança deve levar documento que comprove a relação de parentesco, bem como os demais documentos supracitados.

No Recife, a vacinação infantil conta com um cartão de vacinação especial para esse público. No dia da vacinação, as crianças também ganham um Certificado de Criança Super Vacinada, uma forma de estimular a garotada na hora da aplicação da vacina.

No Certificado, o MC Gotinha ostenta uma capa de super-herói e o documento traz dizeres de incentivo, em linguagem jovem e contemporânea. A criança também ganha um livro de literatura infantil, do programa de incentivo à leitura da Secretaria de Educação do município.

As vacinas contra o novo coronavírus foram devidamente testadas e aprovadas para o público infantil.  As crianças poderão receber a vacina Coronavac (somente aquelas a partir dos seis anos) ou a do fabricante Pfizer, que foi criada especificamente para o público infantil a partir dos cinco anos de idade. Para garantir ainda mais segurança, após receber o imunizante, os meninos e meninas ficam em observação no local por um período de 20 minutos.

Os profissionais que farão aplicação das vacinas passaram por treinamento e estão devidamente capacitados para realizar este serviço. É importante destacar que a vacinação das crianças deve cumprir um intervalo de 15 dias (antes ou depois) entre as demais vacinas do calendário de imunização do público infantil.

Para quem não conseguir comparecer às unidades de saúde neste sábado (26), a vacinação contra a covid-19 para crianças continua sendo realizada de domingo a domingo, das 7h30 às 18h30, em quatro centros exclusivos para os meninos e meninas recifenses: na sede do Sest/Senat, no Porto da Madeira; na UFPE, na Cidade Universitária; na Faculdade Universo, na Imbiribeira; e Unicap, na Boa Vista.

Nesses locais, é necessário fazer o agendamento pelo site ou pelo aplicativo do Conecta Recife. Além disso, a gestão municipal tem realizado, desde 11 de fevereiro, o Parquinho da Vacina que, nos fins de semana, leva a vacinação contra a covid-19 para diversas comunidades do Recife sem necessidade de agendamento.

Da redação do Portal com informações da Prefeitura do Recife