A Prefeitura de Igarassu anuncia um auxílio emergencial de Carnaval pensando nos promotores de cultura da cidade através da lei 3.407/2022, intitulada “Lia do Coco”, em homenagem à ilustre figura igarassuense que faleceu no ano passado. O valor será de R$ 500 para músicos, passistas, técnicos, baianas, brincantes de Maracatu e Coco de Roda; para os mestres, produtores e presidentes de blocos a verba é de R$ 1200.
O anúncio vem depois que o município determinou o cancelamento de todas as festividades públicas e privadas no município durante o período de Carnaval, que ocorre entre 25 de fevereiro a 1 de março deste ano. Seguindo a decisão tomada pela secretaria de Saúde de Pernambuco, a medida tem caráter preventivo, com o intuito de desestimular eventos capazes de gerar aglomerações e a propagação da COVID-19 e outros vírus que poderiam colocar a população em risco.
Para receber o auxílio, é necessário seguir os protocolos do edital que será publicado no início de março, no site da prefeitura ( https://igarassu.pe.gov.br/ ). Também, é possível procurar a secretaria executiva de Cultura, localizada no Centro de Artes, para receber atendimento. A Diretora de Cultura de Igarassu, Concita Carvalho, comenta a conquista.
Leia também:
>>Prefeitura de Igarassu realiza Caminhada Ecológica, visando promover a educação e consciência ambiental
“Ouvindo todos os fazedores do ciclo carnavalesco, a prefeita atendeu o nosso pedido e ampliou o auxílio emergencial de Carnaval que recebe o nome da brilhante Lia do Coco, que tanto contribuiu para a riqueza cultural de Igarassu. Com a lei, os carnavalescos podem comemorar o período de festas em segurança e amparados financeiramente”, explicou Concita.
Para proteger os munícipes, a cidade permanece no combate à COVID-19, levando imunização às pessoas e realizando medidas preventivas e de tratamento. A prefeita professora Elcione Ramos lamenta a decisão, mas explica ser necessário salvaguardar a saúde:
“Estamos, mais uma vez, enfrentando o desafio de mantermos o isolamento necessário neste período de Carnaval e para isso temos que cuidar da saúde da nossa gente. Ano que vem estaremos vivendo um novo momento e mostrando todo o potencial dos nossos artistas e blocos nas ruas de Igarassu. Aqui, respeitamos o decreto sanitário da pandemia da COVID-19, mas o mais importante é garantir a vida com saúde”, declarou a gestora.
Da redação do Portal com informações da Prefeitura de Igarassu
91