Desastre

Temporal causa dezenas de mortes no RJ com deslizamento de terra; governador sobre chuvas em Petrópolis: "Cenas de guerra"

O governador Cláudio Castro está em Petrópolis, onde participou de uma reunião em que foram definidas as primeiras ações do Governo do Estado após o forte temporal na cidade da Região Serrana Fluminense.

Na manhã desta quarta-feira, 16 de fevereiro, por volta de 6h, os maquinários das secretarias de Infraestrutura e Obras, das Cidades, do Ambiente e de Agricultura, além de equipamentos usados pela Cedae, seguirão rumo ao município para ajudar na limpeza das ruas e vias atingidas pelas chuvas da terça (15).

Participaram da reunião na noite desta terça-feira os secretários da Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Leandro Monteiro; de Infraestrutura e Obras, Max Lemos; e de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Matheus Quintal. Cláudio Castro estava, ainda, acompanhado do presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, deputado André Ceciliano.

Leia mais:
>>> Vídeo: Em Olinda, chuva de 10 minutos provoca pontos de alagamentos na Av. Pres. Kennedy, após entrega de etapas da requalificação de obras

As chuvas deixaram pelo menos 36 mortos, segundo informações da Defesa Civil municipal. O Corpo de Bombeiros mantém buscas nos locais onde houve deslizamentos de terra. O Instituto Médico Legal (IML), da Polícia Civil, está trabalhando na identificação dos corpos.

Um dos locais mais afetados foi o morro da Oficina, no Alto da Serra, onde grande deslizamento de terra atingiu várias moradias. Segundo a prefeitura de Petrópolis, estima-se que 80 casas tenham sido afetadas no local, que fica próximo à Rua Tereza, conhecida área comercial do município perto do centro histórico.

Houve ocorrências também nas regiões 24 de Maio, Caxambu, Sargento Boening, Moinho Preto, Vila Felipe, Vila Militar, além das ruas Uruguai, Whashington Luiz e Coronel Veiga.

Da redação do Portal com informações do Governo do Rio de Janeiro e Agência Brasil