Prevenção

OMS inclui mais um remédio à lista de tratamentos anticovid, saiba qual

A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou nesta sexta-feira, 11 de fevereiro, que adicionou o anticorpo monoclonal Tocilizumabe à lista de tratamentos pré-qualificados contra a Covid-19. Até o momento, seis tratamentos foram pré-qualificados pela OMS.

Os últimos medicamentos recomendados pela organização foram Baricitinibe e Sotrovimabe, no mês passado. De acordo com comunicado divulgado, o produto é fabricado pela empresa Roche, mas tem um alto custo e é escasso no mundo.

“A OMS e parceiros estão atualmente discutindo preços mais baixos e melhor acesso em países de baixa e média renda com o produtor”, diz o texto.

Segundo a instituição, o Tocilizumabe administrado por via intravenosa demonstrou, em estudos clínicos, reduzir a morte em certos pacientes com Covid-19 gravemente doentes. A OMS recomenda, portanto, o uso apenas em pacientes graves, administrado apenas por um profissional de saúde e em um ambiente clínico monitorado.

Ver mais:

>> Brasil é o representante das Américas em grupo da OMS sobre pandemias; Ministro Queiroga comemora a escolha

Pfizer tem primeiro comprimido aprovado para tratamento contra Covid-19

A autoridade norte-americana de saúde, a Food and Drug Administration (FDA, na sigla em inglês), aprovou o uso do comprimido da Pfizer contra Covid-19, o primeiro tratamento oral nos Estados Unidos (EUA) para combate à doença.

A instituição anunciou a decisão em comunicado em que afirma que o medicamento pode ser usado para casos moderados da Covid-19 em adultos e crianças menores de 12 anos e pelo menos com 40 quilos de peso, cuja saúde os coloquem em perigo de ser hospitalizados.

O comprimido do laboratório Pfizer é o primeiro tratamento oral contra a Covid-19 que os norte-americanos poderão tomar em casa e pode vir a se tornar “uma ferramenta crucial contra a pandemia, no momento em que os casos aumentaram vertiginosamente com a variante ômicron”.