Alinhados

Lula e Alckmin se encontram na casa de Haddad em São Paulo; chapa deverá ser anunciada oficialmente em março

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin tiveram um novo encontro na sexta-feira, 11 de fevereiro, em São Paulo. Alckmin é cotado como vice na chapa de Lula na disputa presidência em 2022.

O encontro, que ocorreu na casa de Fernando Haddad, ex-prefeito de São Paulo, foi revelado pelo jornal “Folha de S.Paulo” e confirmado pelo blog. Lu Alckmin, Janja (namorada de Lula) e Ana Estela Haddad participaram do jantar. Segundo relatos, o clima entre Alckmin e Lula está cada vez melhor.

“Foi a consolidação de uma relação”, afirmou ao blog um dos integrantes do jantar

Alckmin, que deixou o PSDB, ainda não definiu a qual partido deve se filiar – a decisão só deve ser anunciada em março. A tendência é ele ir para o PSB, que negocia uma federação com o PT.

Esse é o terceiro encontro entre Alckmin e Lula depois que a aliança passou a ser negociada. Os outros dois aconteceram na casa do ex-secretário de Educação Gabriel Chalita. No final de 2021, os dois tiveram uma primeira aparição pública, em jantar organizado por grupo de advogados em São Paulo.

Ocorre que, para ela ser viabilizada por meio da federação, PT e PSB só podem ter um candidato a governador em São Paulo – e tanto Haddad quanto França têm dito que não pretendem desistir da disputa.

No PT, há quem defende que a aliança com o PSB não seja feita por meio de federação, mas sim uma aliança convencional só na disputa nacional.

Assim, Lula-Alckmin teriam palanque duplo em São Paulo: o de Haddad e o de França. A existência da candidatura de França, dizem, ajudaria a tirar votos do vice-governador Rodrigo Garcia (PSDB), candidato de João Doria, levando Tarcísio de Freitas, candidato de Bolsonaro, ao segundo turno. Segundo esse raciocínio, Haddad enfrentaria portanto o candidato do presidente, tendo mais chances de vitória na polarização.