Eleições

Presidente Bolsonaro apresenta melhora em primeira pesquisa Ipespe de fevereiro; confira números

O presidente Jair Bolsonaro (PL) apresentou uma melhora na primeira pesquisa Ipespe de intenção de voto em fevereiro, divulgada nesta sexta-feira, 11 de janeiro. Já o ex-presidente do PT  Luiz Inácio Lula da Silva, apresentou uma oscilações negativa. O levantamento foi encomendado pela XP Inc.

No cenário estimulado para o primeiro turno, quando o eleitor escolhe seu candidato entre opções apresentadas pelo pesquisador, Bolsonaro cresceu 1 ponto percentual ante a divulgação da segunda quinzena de janeiro, indo a 25%. Já Lula perdeu um ponto e caiu a 43%.

Veja também:
>>>Nova pesquisa mostra Lula com 45% das intenções de voto e Bolsonaro com 23%; Moro e Ciro têm 7%

Ambas as oscilações estão dentro da margem de erro da pesquisa, que é de 3,2 pontos percentuais. Foram feitas 1.000 entrevistas de abrangência nacional, nos dias 7, 8 e 9 de fevereiro. A pesquisa está registrada no TSE sob o protocolo BR-03828/2022.

O índice de confiança é de 95,5% (o que significa que se a pesquisa fosse realizada 100 vezes, em 95 delas o resultado ficaria dentro da margem de erro).

Ainda no cenário estimulado do levantamento, Ciro Gomes (PDT) e Sérgio Moro (Podemos) mantiveram os 8% já registrados na leitura anterior. Doria (PSDB) tem 3%, enquanto André Janones (Avante), testado pela primeira vez, marcou 1%, mesmo percentual de Simone Tebet (MDB).

Rodrigo Pacheco (PSD), Alessandro Vieira (Cidadania) e Luiz Felipe D’Ávila (Novo) não chegaram a 1%. Neste cenário, Lula tem 3 pontos a menos que a soma de todos seus adversários e não venceria no primeiro turno.

No cenário alternativo, em que Ciro Gomes deixa de constar na lista de candidatos apresentada aos eleitores, Lula, Bolsonaro, Doria, Simone Tebet, Rodrigo Pacheco e Alessandro Vieira ganham um ponto percentual cada um. E, sem Ciro na disputa, Lula supera a soma da intenção de voto nos demais candidatos por 1 ponto percentual.

Pesquisa Espontânea 

Antes das duas simulações, foi feita uma pesquisa espontânea, quando o eleitor aponta seu candidato sem que nomes sejam apresentados pelo pesquisador.

Neste caso, Lula lidera com 36% das menções, um ponto percentual a mais que na pesquisa anterior. Bolsonaro aparece com 24% (antes era 23%), enquanto Sergio Moro manteve 4%, assim como Ciro Gomes. João Doria permaneceu com 1% das intenções de voto.