Escolha

Bolsonaro confirma os ministros Rogério Marinho do RN e Gilson Machado de PE como pré-candidatos ao Senado na eleições de 2022

O presidente Jair Bolsonaro (PL) confirmou na quinta-feira, 10 de fevereiro, durante a sua transmissão semanal ao vivo nas redes sociais, que dois de seus ministros são pré-candidatos ao Senado Federal nas eleições deste ano. Rogério Marinho, do Desenvolvimento Regional, deve se lançar pelo Rio Grande do Norte, e Gilson Machado, do Turismo, pelo estado de Pernambuco.

“Somos, hoje, pré-candidatos ao Senado da República. Se tudo der certo, a nossa ideia é manter essa postura e sermos pré-candidatos no nosso estado a senador”, anunciou Marinho, que participou da live ao lado de Bolsonaro.

Leia mais:
>>> ‘Está na Bíblia, água é vida. Algo que o ser humano não pode abrir mão’, diz Bolsonaro, em Salgueiro, no sertão de Pernambuco

“[Gilson Machado] também vai se desincompatibilizar. Deve ser candidato ao Senado pelo estado de Pernambuco”, emendou o presidente.

No início do mês, Bolsonaro disse que ao menos 11 ministros devem deixar o primeiro escalação até março para disputarem as eleições deste ano.

“Dia 31 de março, grande dia, é um pacotão, 11 saem e 11 entram. Da minha parte, vocês só vão saber via Diário Oficial da União”, disse na ocasião.

A lei determina que autoridades do Executivo deixem os respectivos cargos até seis meses antes do pleito, ou seja, até 31 de março deste ano.

Mudanças ministeriais às vésperas das eleições costumam ocorrer em todos os governos. Na maioria das vezes, esses cargos são ocupados por interinos, no geral servidores de carreira da própria pasta. As trocas provocam um desfalque momentâneo e, em certa medida, esvaziam os ministérios.

Bolsonaro condena apologia ao nazismo

O presidente Jair Bolsonaro se manifestou, na noite da quarta-feira, 9 de fevereiro, para repudiar a ideologia nazista e sua propagação no país. Ele fez uma série de postagens nas redes sociais sobre o tema.

“A ideologia nazista deve ser repudiada de forma irrestrita e permanente, sem ressalvas que permitam seu florescimento, assim como toda e qualquer ideologia totalitária que coloque em risco os direitos fundamentais dos povos e dos indivíduos, como o direito à vida e à liberdade”, escreveu.

Da redação do Portal com informações do Metrópoles