Durante entrevista nesta quarta-feira, 9 de janeiro, à Rádio Clube do Recife, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lamentou o fato de Paulo Câmara (PSB), governador de Pernambuco, não disputar ao cargo de senador nas eleições de outubro.
O petista não economizou elogios ao gestor e disse que Paulo poderia ajudar a construir um novo país em um possível governo do PT, ao ser questionado sobre uma vaga de ministro para o aliado.
“Ninguém de juízo desprezará a oportunidade de usar a competência de um Paulo Câmara”, disse Lula, “Lamento que Paulo vai fazer falta no Senado, mas respeito a posição do PSB”, completou o ex-presidente.
Veja também:
>>>Lula diz que é de direito o PT indicar candidato ao Senado na Frente Popular após Humberto abrir mão de disputar o Governo de Pernambuco
O pré-candidato a presidência disse que não poderia prometer uma vaga ao governador como ministro no seu possível governo, mas afirmou que aqueles que tiverem competência e mostraram criatividade terão espaço .
“Haverá um lugar no coração desse senhor de 76 anos para que essa gente ajude a reconstruir o Brasil”, finalizou.
Frente Popular
Lula confirmou que o PT tem interesse na vaga do Senado Federal na Frente Popular. Porém, não citou qual o nome do partido deveria concorrer ao cargo, mas iniciou a conversa saudando Marília Arraes (PT), Carlos Veras (PT), Teresa Leitão (PT) e Doriel Barros (PT), além dos aliados Paulo Câmara (PSB), João Campos (PSB) e Humberto Costa (PT).
O petista parabenizou o senador Humberto Costa por abrir mão de concorrer em outubro ao Governo de Pernambuco. Lula alegou que a pesquisa feita pelo PT mostrou a força política do senador Humberto em relação aos outros possíveis nomes da disputa e que por isso espera reciprocidade por parte do PSB.
“Espero que o gesto de Humberto Costa encontre reciprocidade dentro do PSB. E é de direito o PT reivindicar a candidatura do Senado, e é de direito o PT indicar o candidato ao Senado”, defendeu Lula.
Diante do “gesto” citado por Lula, o PT acredita na concretização do cenário em que o partido ocupe a vaga do Senado na chapa.
“Eu acho que há disposição do PSB para isso. Eu particularmente já conversei com Paulo Câmara, Humberto Costa já conversou, a nossa presidente Gleisi tem conversado muito com o presidente do PSB, o companheiro Siqueira, e eu acho que no final a gente vai acertar”, disse Lula.
112