Análise

Lula fala em erros do PT e diz que se arrepende de não ter terminado a Transnordestina e a transposição do Rio São Francisco

Lula foi questionado sobre diversos temas ao conceder entrevista nesta quarta-feira, 9 de janeiro, à Rádio Clube do Recife. Uma das perguntas feitas ao ex-presidente foi sobre os erros que foram cometidos pelo Partido do Trabalhadores enquanto esteve no comando do Brasil.

Ao responder a pergunta, Lula disse que esse seria um trabalho para a oposição.

“Eu tenho muitas autocríticas, mas acontece que se eu ficar fazendo autocrítica, o que a minha oposição vai fazer? Né possível que eu mesmo tenha que ficar falando bem de mim e eu mesmo tempo tenho que me criticar. Eles que digam o que não fiz”, disparou Lula.

Veja também:
>>>Lula lamenta que Paulo Câmara não dispute o Senado e deixa no ar possibilidade do gestor ser ministro em um eventual novo Governo do PT  

Porém, para não fugir totalmente da pergunta e mostrar que não teria medo de reconhecer falhas dos governos do PT, Lula citou obras no Nordeste que se arrepende de não ter concluído, como a Transnordetina e a transposição do Rio São Francisco.

“Nós deixamos de fazer. Eu me arrependo de não ter trabalhado mais rápido para terminar a Transnordestina, que era um sonho do Drº Arraes. E a gente não conseguiu por quinhentas coisas. Podem perguntar aos governadores que eles irão dizer.  A gente poderia ter entregue a transposição da água do São Francisco nos dois primeiros anos da presidenta Dilma. Teve problema de projetos”, argumentou o petista.

Em ritmo de pré-campanha, Lula argumentou que está preparando juntamente com a sua equipe um documento apontando como o Brasil entrou em crise.

“Nós estamos fazendo agora um documento econômico, e vamos mostrar quem realmente quebrou o país”, disse Lula., “Nós deixamos de fazer muita coisa, mas nunca houve tanta política de inclusão social no nosso país”, fez questão de pontuar também.

O ex-presidente ainda disse que poderia ter dado mais aumento de salário e ter feito mais investimentos no país  enquanto foi estava no poder.