Eleições

Lula diz que é de direito o PT indicar candidato ao Senado na Frente Popular após Humberto abrir mão de disputar o Governo de Pernambuco

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou durante entrevista nesta quarta-feira, 9 de janeiro, à Rádio Clube do Recife, que a legenda tem interesse na vaga do Senado Federal na Frente Popular. Porém, Lula não disse qual o nome do PT que deveria concorrer ao cargo, mas iniciou a conversa saudando Marília Arraes (PT), Carlos Veras (PT), Teresa Leitão (PT) e Doriel Barros (PT), além dos aliados Paulo Câmara (PSB), João Campos (PSB) e Humberto Costa (PT).

O petista parabenizou o senador Humberto Costa por abrir mão de concorrer em outubro ao Governo de Pernambuco. Lula alegou que a pesquisa feita pelo PT mostrou a força política do senador Humberto em relação aos outros possíveis nomes da disputa e que por isso espera reciprocidade por parte do PSB.

Veja também:
>>>Após encontro com Lula e Gleisi Hoffmann, Humberto Costa retira candidatura ao Governo de PE “por aliança nacional contra o fascismo”

“Espero que o gesto de Humberto Costa encontre reciprocidade dentro do PSB. E é de direito o PT reivindicar a candidatura do Senado, e é de direito o PT indicar o candidato ao Senado”, defendeu Lula.

Diante do “gesto” citado por Lula, o PT acredita na concretização do cenário em que o partido ocupe a vaga do Senado na chapa.

“Eu acho que há disposição do PSB para isso. Eu particularmente já conversei com Paulo Câmara, Humberto Costa já conversou, a nossa presidente Gleisi tem conversado muito com o presidente do PSB, o companheiro Siqueira, e eu acho que no final a gente vai acertar”, disse Lula.

Ainda sobre os possíveis nomes, ocorreu uma grande especulação de que a deputada federal Marília Arraes seria a indicada pelo PT para concorrer ao cargo, inclusive, o nome da parlamentar foi testado na pesquisa encomendada pela sigla, que por sua vez se mostrou a mais competitiva, somando 26% das intenções de voto.

Diferente de Marília, o deputado Carlos Veras, PT, ficou com 10% na pesquisa em um cenário em que não aparece o nome da parlamentar. Veras perde para o atual prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira (PL), que soma 12%.

Mesmo diante dos números, um ‘boato’ se espalhou nos bastidores de que o PSB não aceitaria Marília na chapa. Uma das alternativas para o impasse seria a indicação de Teresa Leitão, que está em seu quinto mandato de deputada estadual pelo PT, que por sua vez se encontrou com Lula em São Paulo no início da semana.