Prevenção

Prefeito do Recife, João Campos, anuncia testagem para idosos sem necessidade de agendamento a partir desta terça-feira (08)

Em visita ao Centro Comunitário da Paz (Compaz) Miguel Arraes, na Caxangá, um dos cinco novos centros de testagem abertos nesta segunda para ampliar as frentes de atendimento à população com a disseminação da covid-19, o prefeito João Campos (PSB),  anunciou a dispensa de agendamento eletrônico para realização de testes de covid por parte de munícipes a partir de 60 anos. A medida vale a partir desta terça-feira, 08 de fevereiro, e será praticada em todos os 12 centros exclusivos para testagem de covid-19 (vide listagem)

A medida visa trazer conforto e agilizar o diagnóstico do grupo etário, considerado de risco. Atualmente, 277.997 munícipes com 60 anos ou mais foram imunizados na capital pernambucana. Para realizar a testagem, basta que o idoso compareça a algum dos locais disponíveis munido de comprovante de residência e documento com foto.

Leia também:
>> Prefeito João Campos anuncia abertura de cinco novos centros de testagem para Covid-19 no Recife; confira os locais e horário de funcionamento

Para os demais residentes do Recife, o agendamento para o teste de covid-19 continuará a ser feito exclusivamente através do site Conecta Recife ou aplicativo, clicando no Bora Testar . Todas as vagas são disponibilizadas para agendamento às 15h, com marcação para atendimento no dia seguinte.

“A partir de amanhã, em todos os nossos centros de testagem, as pessoas idosas poderão chegar sem agendamento prévio. Se você, idoso, tem algum sintoma ou teve algum contato alguém que está com covid e deseja fazer o teste, você pode procurar um dos centros de testagem da Prefeitura do Recife sem necessidade de agendamento prévio. Para as pessoas que tem menos de 60 anos, continua necessário fazer o agendamento no Conecta Recife, todo dia abre às 15h, e no dia seguinte, você já pode fazer essa testagem. Eu estou aqui no Compaz Miguel Arraes e esse é um dos cinco novos centros que a gente abriu só nessa segunda-feira. Junto aos outros centros, que já estão em funcionamento, a gente soma uma capacidade de 9 mil testagens por dia. Então a Prefeitura está fazendo a sua parte, crescendo com organização, toda a equipe mobilizada. E é importante a gente se cuidar para que a gente atravesse logo isso”, enfatizou o prefeito, lembrando à população da necessidade de manter medidas sanitárias como o uso da máscara e a higienização das mãos.

Ampliação de testagem

A Prefeitura do Recife ampliou em mais de 15 vezes a testagem no município em pouco mais de 20 dias. Atualmente a cidade dispõe de 12 centros exclusivos para testagem de covid-19, além de oito unidades de saúde prontas para realizar os testes.

Com a ampliação, a capacidade de testagem da cidade sai de cerca de 7 para 9 mil testes por dia. Os novos pontos abertos hoje são Estádio do Arruda, que irá receber a estrutura que hoje funciona no SESC Casa Amarela, nos Compaz Dom Helder Câmara, no Coque, e Miguel Arraes, na Caxangá, na Escola Municipal Maria Sampaio Lucena, na Cohab, e na antiga sede do SESI da Mustardinha. Os locais vão funcionar de domingo a domingo, das 8h às 18h (sendo o Compaz Dom Helder, no Coque, das 7h30 às 16h), e cada um deles disponibilizará 500 vagas por dia, inicialmente.

Da redação do Portal com informações da Prefeitura do Recife