Atenção

Pernambuco vive expectativa de antecipação de novas medidas restritivas nesta segunda (7), devido crescente número de novos casos da Ômicron

Pernambuco está, atualmente, entre os cinco Estados com mais medidas de restrição no Brasil e é um dos poucos que exige, além do passaporte vacinal, o exame negativo da Covid-19 para entrada em eventos.

No entanto, a aceleração da Ômicron preocupa e decisões mais severas podem ser necessárias para conter o avanço da doença.

“Como sempre ressaltei, o Governo do Estado não vai hesitar em ampliar as medidas, caso os indicadores se imponham”, antecipou durante coletiva de imprensa o secretário André Longo.

Pernambuco pode antecipar novas regras mesmo com o atual decreto vigente que teve início no dia 1 de fevereiro e segue até dia 15 do mesmo mês.

A expectativa é que nesta segunda-feira, 7 de fevereiro, uma coletiva de imprensa seja convocada para aplicar os cuidados.

Leia também:
>>> Em Pernambuco, variante ômicron já corresponde a quase 100% dos casos positivos da Covid-19

Números da Covid em Pernambuco

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) registrou, neste domingo, 6 de fevereiro, 1.024 casos da Covid-19. Entre os confirmados no domingo, 44 (4,3%) são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 980 (95,7%) são leves.

Agora, Pernambuco totaliza 729.542 casos confirmados da doença, sendo 56.500 graves e 673.042 leves, que estão distribuídos por todos os 184 municípios pernambucanos, além do arquipélago de Fernando de Noronha.

Também foram confirmados laboratorialmente sete óbitos (6 masculinos e 1 feminino), ocorridos entre os dias 02 e 05 de fevereiro de 2022. As novas mortes são de pessoas residentes do Cabo de Santo Agostinho (1), Jaboatão dos Guararapes (1), Olinda (1), Paulista (1), Petrolina (1) e Recife (2). Com isso, o Estado totaliza 20.729 mortes pela Covid-19.

Os pacientes tinham entre 18 e 99 anos. As faixas etárias são: 10 a 19 (1), 50 a 59 (2), 70 a 79 (2), 80 e mais (2). Do total, seis tinham doenças preexistentes: doença cardiovascular (5), diabetes (2), tabagismo (2), doença renal (2), etilismo (1), doença de Alzheimer (1) e AVC (1) – um paciente pode ter mais de uma comorbidade. Um segue em investigação.

https://www.instagram.com/p/CZpziOWuFo2/

Ministro da Saúde

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou que o Brasil ainda não chegou ao pico da nova onda de covid causada pela variante ômicron. No Twitter, Queiroga escreveu: “Analisando a última semana epidemiológica do país, tivemos aumento de casos causado pela covid-19 e ainda não chegamos no pico da onda causada pela Ômicron. O enfrentamento contra a doença continua.”
A nova cepa circula pelo país desde dezembro do ano passado. E, no fim de janeiro, registrou 300 mil novas infecções por dia.