Levantamento

Estudo aponta que 1 a cada 5 jovens deixa de ir à escola por falta de absorvente

Ao menos 20% de jovens de 14 a 24 anos que menstruam já deixaram de ir à escola por não terem absorvente, diz estudo. Entre pessoas pretas com renda de até dois salários mínimos, o número sobe para 24%.

Os dados fazem parte de uma pesquisa feita pelo Espro (Ensino Social Profissionalizante), organização que oferece capacitação para jovens em busca do primeiro emprego, e a Inciclo, marca de coletores menstruais. O estudo faz parte do Projeto Novo Ciclo de ambas as instituições.

Ver mais:

>> Bancada Feminina no Congresso quer derrubar veto de Bolsonaro sobre distribuição de absorventes para estudantes de baixa renda

Estudo aponta dados assustadores sobre falta de absorvente para mulheres

Entre pessoas pretas com renda de até dois salários mínimos, esse número sobe para 24%. Dados fazem parte de uma pesquisa feita pelo Espro (Ensino Social Profissionalizante), organização que oferece capacitação para jovens em busca do primeiro emprego, e a Inciclo, marca de coletores menstruais.

Levantamento ouviu 2.930 pessoas que menstruam e 805 que não menstruam. A margem de erro é de 2% e o índice de confiabilidade da pesquisa é de 99%.

Problema da pobreza menstrual tem se intensificado nos últimos anos. Dados do Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) mostram, por exemplo, que mais de 700 mil meninas vivem sem acesso a banheiro ou chuveiro em suas casas.

Além disso, mais de 4 milhões não têm acesso a itens básicos de cuidados menstruais. Em 2021, o presidente Jair Bolsonaro (PL) chegou a vetar um projeto de lei no segmento.

A lei previa a distribuição gratuita de absorventes íntimos em escolas públicas, para moradores de rua, presidiárias e outras pessoas em situação de vulnerabilidade. Com a repercussão da decisão, o governo Bolsonaro recuou da decisão.