Reunião

Humberto Costa se encontra com Lula após decisão de apoio do PT ao candidato do PSB no Governo de Pernambuco

O senador Humberto Costa (PT) embarcou para São Paulo nesta sexta-feira, 4 de fevereiro, para uma reunião com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O encontro acontece um dia depois, do ex-presidente se reunir com o governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), para tentar resolver a aliança entre os partidos no Estado de Pernambuco.

Nesta quinta-feira, o governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), se encontrou em São Paulo com o ex-presidente Lula para comunicar que o candidato de seu partido será o deputado federal Danilo Cabral. Em seu terceiro mandato na Câmara, Danilo foi coordenador da campanha de Eduardo Campos ao governo de Pernambuco em 2006.

Humberto seria o nome do PT para concorrer ao Governo do Estado, mas após a reunião foi decidido que o PSB de Pernambuco apoiará o ex-presidente Lula nas eleições presidenciais e o PT apoiará o nome escolhido pelos socialistas para tentar suceder Paulo no Governo.

Ver mais:

>> PT abre mão de candidatura em Pernambuco e PSB confirma Danilo Cabral como candidato ao Governo; diz o Globo

Os petistas devem indicar o candidato ao Senado da chapa encabeçada por Cabral. A deputada Marília Arraes pleiteia o posto, mas há resistência ao seu nome dentro do PT. Humberto tentará bancar o nome do deputado federal Carlos Veras (PT) para o Senado.

Além do apoio à candidatura presidencial de Lula, os dois partidos também discutem a formação de uma federação, que incluiria ainda o PCdoB e o PV.

Pelas regras, caso se juntem, as siglas teriam que atuar como se fossem um único partido pelo prazo de quatro anos nos planos federal, estadual e municipal. A federação só permite um candidato em cada estado.

O PSB cobrava o apoio do PT também no Rio, Espírito Santo e Rio Grande do Sul. Nos dois primeiros estados, a questão está resolvida. Os petistas vão apoiar Marcelo Freixo na disputa fluminense e a reeleição de Renato Casagrande no estado capixaba.