Em encontro de boas vindas aos professores da Rede Municipal de Ensino, em Buenos Aires, na manhã da quarta-feira, 2 de fevereiro, o prefeito Fabinho Queiroz, juntamente às secretárias de educação e saúde, respectivamente, Zélia Andrade e Yranuza Cavalcante, além do presidente da Câmara Municipal, Luiz Carlos, anunciou que irá cumprir o reajuste de 33,24% do piso salarial dos professores do município já neste mês de fevereiro.
Com o ano letivo programado para iniciar nesta quinta-feira, 3 de fevereiro, a Secretaria Municipal de Educação anunciou que as aulas neste mês de fevereiro ocorrerão de maneira remota, podendo ser retomadas de maneira presencial em março, devido a nova onda da Ômicron e Influenza.
Na ocasião, houve a distribuição de notebooks para os professores da Rede Municipal de Buenos Aires, como meio de adesão à agenda eletrônica, facilitando a atividade dos educadores. Para os profissionais que ainda não haviam tomado o reforço da vacina contra a Covid-19, uma equipe da saúde esteve presente para imunizá-los.
O prefeito publicou a novidade em suas redes sociais e anunciou “o cumprimento do reajuste de 33,24% no piso salarial dos professores, já no dia 20 deste mês”.
Ver mais:
>> Confederação dos Municípios orienta prefeitos a não darem reajuste de 33,24% aos professores e recomenda pagar só pela inflação, em torno de 10%
Aumento
O presidente Jair Bolsonaro (PL) autorizou o aumento de aproximadamente 33% no piso salarial de professores. A porcentagem é maior que a recomendação do Ministério da Economia, que beirava 7,5%.
O piso da categoria pode passar de R$ 2.886,24 para R$ 3.845,34. O tema gera divergências entre governo federal e estados ou municípios. Governantes locais temem que o aumento gere grande pressão nas contas e aumente, de forma considerável, os gastos.
Pela Lei do Magistério, o reajuste de professores é atrelado ao chamado valor por aluno do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), definido pelo Ministério da Educação.
1.104