A educação da Rede Municipal de Ensino das cidades que fazem parte do Grande Recife estiveram no centro de discussão nos últimos dias. O motivo é a garantia da saúde dos alunos, uma vez que os números de novos casos da variante Ômicron crescem diariamente em Pernambuco. Nesta quarta-feira, 2 de fevereiro, o estado bateu um novo recorde de casos
Algumas prefeituras optaram por adiar as aulas presenciais, outras preferiram realizar as atividades de forma remota e híbrida. Ainda teve as que definiram o retorno para as salas de aula.
Leia também:
>>> Secretaria de Educação avisa que o calendário de aulas está mantido e que a informação de cancelamento das aulas é “fake news”
Confira o que ficou definido em cada cidade da Região Metropolitana:
Recife
As aulas para os estudantes da rede municipal de ensino do Recife começam no dia 04 de fevereiro e, neste momento, será no formato presencial, respeitando o protocolo sanitário. A gestão municipal informa também que está observando o cenário pandêmico e, caso seja necessário, novas diretrizes para este início de ano letivo podem ser anunciadas.
Jaboatão dos Guararapes
A Secretaria de Educação da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes divulgou, na sexta-feira, 28 de janeiro, a decisão de adiar, para o próximo mês de abril, o retorno das aulas presenciais na rede municipal de ensino. A abertura do ano letivo aconteceu nesta quarta-feira, 2 de fevereiro, e o início das aulas remotas na segunda-feira, 7 de fevereiro, posterior, com suporte aos alunos por meio da TV Escola Jaboatão, em rede aberta de televisão, e dos cadernos de atividades que serão enviados aos estudantes. A medida foi adotada a partir da observação do aumento no número de casos positivos para a Covid-19, em decorrência da nova variante Ômicron.
Olinda
A Prefeitura de Olinda informa que as aulas na Rede Municipal de Ensino irão começar no dia 7 de fevereiro, pelo modelo remoto. A modalidade será adotada, pelo menos, até o dia 15 de fevereiro, quando haverá nova análise do quadro pandêmico. Nessa data, será decidido se será possível adotar o modelo presencial. Contudo, o início do ano letivo da Rede Municipal de Ensino aconteceu neste dia 2 de fevereiro, com o acolhimento dos professores.
Paulista
Na Cidade do Paulista, as aulas da Rede Municipal de Ensino serão retomadas de maneira remota, no dia 7 de fevereiro. A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação e juntamente com o Conselho Municipal de Educação e com o Sindicato dos Professores, levou em consideração o aumento no número de casos de Covid-19 provocados pela variante Ômicron, além da epidemia de Influenza. Diante da situação sanitária, o governo municipal decidiu adiar o retorno presencial.
São Lourenço da Mata
Com o intuito de preservar a saúde e bem-estar dos estudantes, professores e todos os profissionais de educação, a Prefeitura de São Lourenço da Mata decidiu iniciar, na próxima segunda-feira, 7 de fevereiro, de forma remota, o ano letivo da Rede Municipal de Ensino. Já as aulas presenciais estão previstas para ter início no próximo dia 21 de fevereiro. A medida se dá devido ao número crescente de casos positivos da Covid-19. Entretanto, é preciso reforçar que a alteração não trará nenhum prejuízo ao ano letivo 2022.
Araçoiaba
Informou que inicia no dia 07 de fevereiro as atividades remotamente e o formato híbrido e sem data prevista para retorno presencial. A rede de ensino da cidade conta com 3.781 alunos.
Cabo de Santo Agostinho
A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho divulgou a decisão de adotar o retorno das aulas presenciais para o próximo dia 21 de fevereiro. A abertura do ano letivo vai ser realizado na próxima sexta-feira, 04 de fevereiro, de maneira remota. Segundo o prefeito Keko do Armazém (PP), é necessário garantir que os alunos iniciem o ano letivo imunizados.
Itapissuma
O município definiu pelo retorno das aulas de forma escalonada e presencial a partir desta quinta-feira, 3 de fevereiro, em seis escolas da rede:
Escola Municipal Francelina Rogaciano da Silva; Escola Municipal O Mundo da Criança; Pré-escolar Barba Papa; Escola Municipal Zélia Maria; Escola Municipal João Bento de Paiva e Escola Municipal Dilma Maria.
No dia de hoje, 2 de fevereiro, a secretaria de educação, através das equipes gestoras das unidades de ensino municipal, receberam os profissionais de educação.
Igarassu
O Município de Igarassu definiu o dia 3 de março como data para retorno das aulas 100% presenciais em toda rede pública Municipal de educação. A adoção desta data para retorno levou em consideração o atual quadro epidemiológico local, que apresenta uma elevação significativa nos casos de covid-19. Entretanto, a fim de se evitar maiores prejuízos aos alunos, foram realizados os devidos ajustes, para que fossem garantidos os 200 dias letivos exigidos pela LDB. Em paralelo, sensível ao atual momento, o município está intensificando a vacinação das crianças a partir dos 5 anos de idade, através de uma parceria firmada entre as Secretarias municipais de Educação e Saúde. Durante este mês de fevereiro estarão sendo realizadas formações de professores, reuniões pedagógicas e a produção de material complementar, para auxiliar na recuperação das aprendizagens.
Ipojuca
A Secretária de Educação do Ipojuca, por meio da Portaria n°06/2022, através da deliberação do Comitê Contra o Coronavírus do Ipojuca, decidiu suspender a volta às aulas presenciais na rede pública municipal. As aulas que estavam marcadas para iniciarem no dia 3 de fevereiro, voltarão de forma remota garantindo o direito a 200 dias letivos e 800horas de aula no ano.
“As aulas na forma presencial do ano letivo da Rede Municipal de Ensino serão definidas em comum acordo com as instâncias de saúde a partir do mês de março de 2022, após deliberação do Comitê Municipal de Combate ao COVID-19”, é o que diz o artigo 2° da portaria. A rede municipal de Educação compõem 67 unidades escolares e cerca de 21.600 alunos. Durante a pandemia a Prefeitura seguiu realizando o pagamento do Bolsa Escola no valor de R$130 a R$160 beneficiando cerca de 14 mil famílias, mesmo sem as aulas presenciais.
Camaragibe
A Secretaria de Educação de Camaragibe informa que o início das aulas acontece nesta segunda-feira, 7 de fevereiro. Porém, os estudantes dos anos iniciais e Educação Infantil terão aulas de forma remota até o início de março. Apenas os alunos do Ensino Fundamental, os anos finais, do 6º ao 9º ano, terão aulas presenciais, pois, esses utilizam a mesma escola, a São José, em Vera Cruz.
Abreu e Lima
Retorno será no formato remoto no dia 7 de fevereiro e previsão de volta presencial no mês de março a confirmar a data.
Ilha de Itamaracá
Em contato com a comunicação da Prefeitura da cidade, a informação passada se limitou a confirmar o retorno presencial das aulas no dia 7 de fevereiro.
Moreno
A informação passada ao site Portal de Prefeitura foi que as aulas em caráter presencial vão acontecer apenas em março. Uma reunião com a Secretaria de Educação, gestores e sindicato vai definir os detalhes.
Rede Estadual de Ensino
O Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Educação e Esportes, informou em suas redes sociais que a informação de cancelamento das aulas é “fake news” e que o calendário de aulas da rede estadual continua o mesmo com o início no dia 3 de fevereiro.
A Secretaria ainda informou que qualquer alteração neste calendário será amplamente divulgada pelos meios de comunicação oficiais.
394