Infectado

Com sintomas de Covid-19, deputado discursa sem máscara na Câmara e depois confirma diagnóstico positivo para doença

O deputado distrital Jorge Vianna (Podemos) foi diagnosticado com Covid-19 nesta quarta-feira, 2 de fevereiro, dia seguinte à sessão de abertura das atividades na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF).

O parlamentar participou da solenidade, assumindo a secretaria na Mesa Diretora da Casa, onde discursou sem máscara. Vianna deixou o plenário após dizer que sentia calafrios e que estava febril.

“Eu vou pedir licença aqui, que eu não vou poder ficar aqui na comissão, que eu estou em estado febril, inclusive. Estou sentindo aqui, estou em estado febril e devo ir embora. Já fazer meu PCR, meu exame.”

A sessão foi transmitida pela TV Câmara Distrital. O deputado colocou o equipamento de proteção quando informou estar em estado febril.

“Eu peguei chuva ontem, só para constar. Estou dizendo porque estou sentido aqui uns calafrios e um calor. Provavelmente estarei com febre, e eu devo sair. Mas não posso também, porque estou sentindo frio, calor, deixar de vir trabalhar, né? Pode ser que seja normal”, disse.

Ver mais:

>> Senador Humberto Costa (PT) pede que empresa aérea Azul explique presença de Bolsonaro sem máscara em avião

Nesta quarta, o deputado publicou em suas redes sociais que manteve o protocolo de segurança e que só retirou a máscara para “fazer o uso da palavra na tribuna, e com todos os cuidados, pois após cada fala de parlamentar servidores fazem a assepsia nos microfones”. Após anunciar estar com sintomas, Vianna se retirou do plenário.

O deputado Fábio Felix (PSOL) foi o parlamentar seguinte a falar na tribuna. Ele lembrou que o protocolo da Câmara Legislativa recomenda que não se compareça ao local em caso de sintomas e que se utilize máscara no plenário em todos os momentos, “especialmente nesse contexto do avanço da pandemia. Acho que isso é importante para nós, para nossa proteção, para proteção da sociedade e para o exemplo que a gente precisa dar para a sociedade do Distrito Federal”.