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TCE realiza auditoria e gera economia de R$ 1,6 milhão em licitação de Abreu e Lima para serviços de limpeza urbana
Nas diversas análises do Tribunal, foram identificadas a adoção de um percentual excessivo de bônus e despesas indiretas.
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Nas diversas análises do Tribunal, foram identificadas a adoção de um percentual excessivo de bônus e despesas indiretas.
Ao realizar a análise de um edital de licitação para serviços de limpeza urbana no município de Abreu e Lima, o Tribunal de Contas (TCE) gerou uma economia aos cofres públicos de R$ 1.617.902,03. O trabalho da fiscalização é da relatoria da conselheira Teresa Duere.
A princípio, a Gerência de Auditorias de Obras Municipais/Norte (GAON) verificou se o edital da Concorrência nº 01/2021, publicado em 31 de março do ano passado, atendia às determinações emanadas pelo TCE-PE. Com orçamento estimado em R$ 15.002.973,40, a licitação teve como objeto a contratação de empresa especializada em engenharia sanitária para limpeza urbana.
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Esta primeira licitação sofreu várias alterações e foi cancelada por decisão do Tribunal. Em dezembro, a Prefeitura ainda apresentou o edital da Concorrência nº 05/2021 e, após as considerações do relatório de auditoria, a licitação foi revogada e modificada, recebendo a denominação final de Concorrência nº 02/2022.
Nas diversas análises, foram identificadas a adoção de um percentual excessivo de bônus e despesas indiretas e diferenças entre os quantitativos estimados teoricamente e os quantitativos executados no atual contrato do serviço, o que poderia resultar em despesas indevidas. Além disso, foram esclarecidos, em reunião, pontos de divergência a respeito do orçamento básico, acarretando novas composições de preço.
A auditoria também provocou a redução do número de caminhões basculantes e a correção de condições restritivas ilegais previstas no edital anterior. Na nova Concorrência Pública, de nº 02/2022, o edital dividiu objeto da licitação em vários lotes, contemplando serviços independentes, para facilitar, assim, a participação de potenciais interessados. Tais ajustes permitiram a redução do custo no valor de R$ 1.617.902,03.
As auditorias de acompanhamento analisam os atos dos gestores públicos quando de sua ocorrência, evitando, desta forma, a efetivação de prejuízos aos cofres públicos. Em todo o ano de 2021, por exemplo, a atuação do Tribunal gerou uma economia de R$ 19.806.563,64.
Da redação do Portal de Prefeitura com informações do TCE.
Jornalista formado pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau), com atuação nas principais áreas da comunicação, como assessoria de imprensa, marketing digital, TV, fotografia, criação de conteúdos e gerenciamento de redes sociais. Participou do primeiro estágio visita do Senado Federal e assessoria de comunicação política nos últimos 2 anos.
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