Pedido

Vereador do Recife quer proibição de grandes eventos em Pernambuco para conter o avanço da pandemia

O vereador do Recife e vice-presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal, Tadeu Calheiros (Podemos), protocolou, na segunda-feira, 31 de janeiro, um ofício destinado ao Governador Paulo Câmara solicitando a revisão da Portaria Conjunta SES/SDEC/SETUR Nº 001 de 11/01/2022, que libera a realização de eventos com presença de até 3 mil pessoas. O parlamentar entregou o documento no Palácio do Campo das Princesas e na sede da Secretaria Estadual de Saúde.

De acordo com o parlamentar, essa portaria vai de encontro ao trabalho para contenção da pandemia e segue na contramão do que é defendido e preconizado pelas entidades médicas de Pernambuco. No documento, Tadeu traz dados sobre o crescimento da onda de casos e ressalta a preocupação com o aumento significativo da taxa de ocupação de leitos no Estado – a maior registrada entre todos os estados brasileiros, segundo levantamento feito pelo Observatório Covid-19 Fiocruz.

Veja também:
>>>Período de carnaval não terá feriado prolongado e ponto facultativo na Bahia, anuncia governador Rui Costa

“Sabemos que, uma vez que os casos crescem exponencialmente, são necessárias medidas mais restritivas para frear a pandemia. Precisamos ter consciência de que o momento é de, novamente, repensar e restringir as aglomerações – que colaboram para o aumento de contaminados e o surgimento de novas variantes, como foi a ômicron”, ressalta Calheiros.

Além disso, o ofício protocolado também solicita a revogação da Portaria SES/PE Nº 050, de 27/01/2022, que suspende as férias dos profissionais de saúde por 60 dias, a partir do dia 1º de fevereiro, em virtude do aumento de casos de Covid-19. Calheiros destaca que essas categorias não pararam desde o início da pandemia, e que, por isso, são as que mais vêm sofrendo os seus efeitos.

“Os prejuízos para esses trabalhadores vão muito além da questão física e impactam muito diretamente também na saúde mental desses profissionais. Justamente por não poder parar desde o início da pandemia, esses servidores vêm enfrentando diariamente níveis elevados de estresse, que os levam à exaustão e desencadeiam síndromes de ansiedade, medo e depressão. Nosso gabinete realizou uma pesquisa sobre condições trabalho e saúde mental na rede municipal e constatou que 80% dos entrevistados relataram ‘sentir-se nervoso, tenso ou preocupado’; 68% afirmaram que dormem mal; 64% se sentem tristes e 60% estão ‘cansados o tempo todo’”, detalha o vereador.

Da redação do Portal de Prefeitura com informações da Assessoria de Imprensa.